Estágio curricular do curso de licenciatura de Matemática da UNESP de São José do Rio Preto: proposta e primeiros resultados

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Data

2011

Autores

Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
Silva, Aparecida Francisco da [UNESP]
Lamas, Rita de Cássia Pavani [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, nos períodos diurno e noturno, da UNESP – São José do Rio Preto - SP. Apresentaremos a proposta de atividades baseada na Portaria do Diretor nº 005, de 10 de abril de 2008 e alguns resultados que obtivemos no ano de 2010, como membros da Comissão de Estágio (CE). A mudança do estágio supervisionado na instituição efetivou-se a partir de 2008, com a primeira turma da reestruturação do curso de licenciatura em matemática de acordo com a Resolução UNESP Nº 28, de 31 de março de 2006, que foi elaborada para atender os atuais dispositivos legais. O estágio é de 405 horas divididos em Estágio Supervisionado I, no 3º ano do curso, com carga horária de 240 horas, direcionadas a observação do trabalho docente nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao desenvolvimento de atividades que permitam a elaboração de proposta de um Projeto de Estágio a ser realizado em escola conveniada, junto à disciplina de Estágio Supervisionado II, no 4º ano, com carga horária de 165 horas. Este projeto é desenvolvido nas escolas, sob a orientação de um docente do curso de matemática, tutela de um professor da escola e a supervisão de uma Comissão de Estágio, em consonância com o Projeto Pedagógico (PP) do curso. O envolvimento dos alunos com seus respectivos projetos, o apoio das escolas conveniadas e as ações implementadas pela CE foram essenciais para o desenvolvimento efetivo do estágio.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2184-2192