Ensino de ciências com base na pedagogia histórico-crítica na 1ª série do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O ensino de Ciências deve ser articulado com a prática social dos indivíduos. Assim, realizou-se uma intervenção numa 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual com a finalidade de levar os alunos a compreender questões relacionadas à temática da água. O trabalho foi realizado com base na pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. Os resultados indicam que os objetivos foram alcançados e a abordagem teórica utilizada possibilitou que os alunos compreendessem o homem como parte da natureza, que a transforma produzindo seus meios de vida de acordo com suas necessidades e interesses.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica, Psicologia histórico-cultural, Ensino de ciências

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7019-7031

Coleções