Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]
Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]
Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

As Altas Habilidades é uma das áreas de conhecimento da Educação, especificamente da Educação Especial, em construção conceitual e encontra-se em íntima interface com outras áreas de conhecimento como a neurociência. Diversos recursos pedagógicos podem ser utilizados como enriquecedores como, por exemplo, softwares educativos. Neste trabalho abordaremos a utilização das TICs, especificamente os softwares educativos no enriquecimento desses alunos. Esta pesquisa é parte do Programa de Atendimento e Auxílio a alunos Talentosos, Altas Habilidades/Superdotados e Gênios (PROGEN), desenvolvido por pesquisadores e alunos do Grupo de pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp, Campus de Marília/SP. Como resultado podemos apontar que um dos pontos primordiais para a utilização das TICs no enriquecimentos de alunos altas habilidades fins educativos está na formação de professores, os cursos de graduação e de pós-graduação raramente abordam essa temática e não proporcionam aos alunos discussões teóricas e momentos de prática. Formam-se professores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização das TICs e estes se sentem inseguros para utilizá-los no contexto pedagógico.

Descrição

Palavras-chave

Altas Habilidades, Softwares Educativos, Formação de Professores

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6896-6903