Biblioteca de experimentos – eletrostática, materiais didáticos experimentais e iniciação à docência no âmbito do PIBID em Rio Claro, São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Reiss, Márcio [UNESP]
Sartorello, João Henrique [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Nas últimas décadas os laboratórios de ciências das Escolas foram gradativamente eliminados e as atividades experimentais secundarizadas. Diante dessa realidade, este trabalho privilegiou a reintrodução de atividades didáticas experimentais no Ensino de Física (EF) utilizando experimentos construídos com materiais de baixo custo que permitem sua utilização e armazenamento sem a necessidade de espaços exclusivos dentro das escolas. Para isso elegemos como estratégia didática a constituição de uma biblioteca de experimentos (BE) em cada uma das três escolas da Educação Básica (EB) parceiras do projeto UNESP PIBID CAPES. Além da reintrodução das atividades experimentais, procuramos valorizar práticas escolares diferenciadas e conciliar a formação inicial com a construção de ações educativas para a melhoria do EF nas escolas públicas da EB. Após identificar as possibilidades de trabalho que poderíamos desenvolver nas escolas, aprofundamo-nos teoricamente em obras de autores que tratam de questões sobre atividades didáticas experimentais. Com a realização do estudo precedente, optamos pela instalação de BEs. Optamos, especificamente, pelo tema Eletrostática e elegemos sete experimentos que o abordam. Vários exemplares de cada experimento foram confeccionados e constituem os acervos que foram distribuídos nas escolas. Tal acervo pode ser utilizado no trabalho autônomo dos alunos, em atividades dirigidas em sala de aula ou em demonstrações. Entendemos que a construção das BEs se revela uma estratégia promissora para o processo de reintrodução de atividades didáticas experimentais, além de ampliar oportunidades de EF para além da carga horária habitual da disciplina na EB.

Descrição

Palavras-chave

Biblioteca de Experimentos, Eletrostática, Formação de Professores

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3329-3337