Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Melo, Lucas Pereira de
Jensen, Rodrigo [UNESP]
Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e
Jaeger, Margret
Salim, Natália Rejane
Musselli, Ananda Raquel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This study aims to describe a teaching strategy that consisted in the use of qualitative research to support the discussion about relevant issues of the humanization of nursing care. It's an experience report of a teaching-learning strategy used in the discipline "Humanization of Assistance" given in 2011 in two groups of baccalaureate course in nursing at a institution of higher education in the State of São Paulo. This strategy consisted of the reading and analysis of original articles of qualitative studies that used primary data on topics that would be discussed in the course. The reading and discussion of articles allowed building a link between the classroom and the lived experience in health services. This link was expanded in scale and depth when students included in discussions their own experiences and their social support network, such as users and/or professionals in various healthcare services.
Este estudio tiene como objetivo describir una estrategia de enseñanza que consistía en el uso de la investigación cualitativa para propiciar el debate correspondiente a la humanización de la atención de enfermería. Es un relato de experiencia de una estrategia de enseñanzaaprendizaje utilizada en la disciplina "Humanización de la atención", dado en 2011 en dos grupos de curso de pregrado en Enfermería de una institución de educación superior en el estado de São Paulo. Esta estrategia consistió en la lectura y análisis de artículos originales de estudios cualitativos que utilizan datos primarios sobre los temas que se tratan en el curso. La lectura y discusión de artículos permitió la construcción de un vínculo entre el aula y la experiencia vivida en los servicios de salud. Este enlace se amplió en escala y la profundidad cuando los estudiantes incluidos en las discusiones de sus propias experiencias y su red de apoyo social, como usuarios y/o profesionales de diferentes servicios de salud.
Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiuna utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado e enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.

Descrição

Palavras-chave

Humanization of assistance, Qualitative research, Education, nursing, Nursing care, Humanización de la atención, Investigación cualitativa, Educación en enfermería, Atención de enfermería, Humanização da assistência, Pesquisa qualitativa, Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem

Como citar

Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 5, n. 3, p. 1130-1138, 2014.