Application of Dietary Reference Intakes in dietary intake assessment of female university healthcare students in Botucatu, State of São Paulo, Brazil

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010

Autores

Souza, Luciana Bronzi de [UNESP]
Malta, Maíra Barreto [UNESP]
Donato, Patricia Moreira
Papini-Berto, Silvia Justina [UNESP]
Corrente, José Eduardo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

University students are usually in their late adolescence and early adult life and this is a moment in life when social changes occur and new eating patterns and habits tend to become established. Then, the energy and micronutrient intake of 112 healthcare students from a public university in the state of São Paulo, Brazil, was evaluated by applying a nonconsecutive 3-day dietary record. The energy intake was compared to the Estimated Energy Requirement (EER), and the mean micronutrient intake was compared to the (Estimated Average Requirement) EAR value. To evaluate the prevalence of inadequacy, the ISU (Iowa State University) method was used, and prevalence was calculated by the PC-Side software. It was possible to observe that energy intake was adequate and statistically similar to the recommendation for the population, according to age and gender. High intake inadequacy percentages were found for vitamin E (97.74%), zinc (38%) and thiamine (30%). For vitamins B6, B12 and A, lower inadequacy values were found (27%, 18%, 14.79%, respectively). The results showed an unbalanced dietary quality of most healthcare students, which raises concerns, since they should value a healthy diet and act as real multipliers of such information in society.
Estudiantes universitarios se encuentran generalmente entre el fi n de la adolescencia y el inicio de la vida adulta, momento de cambios sociales, de hábitos alimentares con adquisición de nuevos modelos. Debido a esto, fue evaluada la energía y la ingestión de micronutrientes de 112 estudiantes de salud de una universidad pública en São Paulo, Brasil, utilizando un registro de la dieta de 3 días. La ingesta de energía se comparó con las Estimated Energy Requirement (EER), y la ingesta promedio de micronutrientes en comparación con las Estimated Average Requirement (EAR). Para evaluar la prevalencia de insuficiencia, fue utilizado el método ISU (Iowa State University) y la prevalencia fue calculada por el software PC-Side. Fue posible observar que el consumo de energía es adecuada y estadísticamente similar a la recomendación para la población. Altas porcentajes de insufi ciencia de consumo se encontraron para vitamina E (97,74%), zinc (38%) y tiamina (30%). Para las vitaminas B6, B12 y A, se encontraron valores más bajos (27%, 18%, 14,79%, respectivamente). Los resultados mostraron un desequilibrio en la dieta de la mayoría de los estudiantes de salud, lo cual es preocupante, puesto que deben conocer el valor de una dieta saludable y actuar como verdaderos multiplicadores de dicha información.
Estudantes universitários encontram-se geralmente no fi nal da adolescência e início da vida adulta, momento na vida em que ocorrem mudanças sociais e novos padrões e hábitos alimentares tendem a se estabelecer. Assim, o consumo de energia e de micronutrientes de 112 estudantes de saúde de uma universidade pública no Estado de São Paulo, Brasil, foi avaliado através de um registro alimentar de 3 dias não-consecutivos. O consumo de energia foi comparado ao Estimated Energy Requirement (EER) e a ingestão média de micronutrientes foi comparada ao valor de Estimated Average Requirement (EAR). Para avaliar a prevalência de inadequação, o método ISU (Iowa State University) foi utilizado, e a prevalência de inadequação de consumo foi calculada pelo software PC-Side. Foi possível observar que o consumo de energia foi adequado e estatisticamente semelhante à recomendação para a população, de acordo com idade e sexo. Altas porcentagens de consumo inadequado foram encontradas para vitamina E (97,74%), zinco (38%) e tiamina (30%). Para as vitaminas B6, B12 e A, menores valores foram encontrados (27%, 18%, 14,79%, respectivamente). Os resultados mostraram um desequilíbrio na qualidade da alimentação da maioria dos estudantes de saúde, o que é preocupante, uma vez que estes deveriam valorizar a alimentação saudável e atuar como verdadeiros multiplicadores dessas informações na sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Nutrition requirements, Micronutrients, Eating, Students, Female, Necesidades nutricionales, Micronutrientes, Ingestión de alimentos, Estudiantes, Femenino, Necessidades nutricionais, Micronutrientes, Ingestão de alimentos, Estudantes, Feminino

Como citar

Nutrire, v. 35, n. 3, p. 67-75, 2010.