Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp

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Data

2014

Autores

Fernandes, Juliana Jeronymo [UNESP]
Colantonio, Suzilene [UNESP]
Poker, Rosimar Bortolini [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva.

Descrição

Palavras-chave

Projeto pedagógico de curso, Educação inclusiva, Curso de pedagogia

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023