A narrativa como método: pesquisa / formação continuada de educadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Bruno, Eliane Bambini Gorgueira [UNESP]
Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O artigo apresenta os pressupostos epistemológicos para os estudos realizados no âmbito da linha Linguagens e Formação de Educadores do grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores do Instituto de Artes da UNESP, cadastrado junto ao CNPq. Suas pesquisas contemplam o objetivo central de identificar, registrar e analisar narrativas de educadores para compreender desafios, mistérios e sentidos produzidos pelos mesmos a partir de suas inserções em contextos educacionais. Destacamos o caminho encontrado pelo grupo para aliar metodologia de pesquisa à metodologia de formação de educadores e potencializar reflexões em educação continuada. A narrativa de educadores é valorizada como recurso epistemológico para dois movimentos de construção de conhecimento: no âmbito da pesquisa sobre formação e no âmbito da criação dos processos formativos. Como resultados, pode-se identificar que o narrar é caminho potente para descoberta de sentidos a respeito de experiências de formação; que os discursos literário e filosófico ampliam campo de análise das narrativas de educadores e que nossos estudos podem subsidiar experiências de educação continuada.

Descrição

Palavras-chave

Pesquisa, Formação continuada, Narrativas

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5055-5061