Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Chisté, Bianca Santos [UNESP]
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este artigo apresenta a tentativa de descolamento do olhar do lugar que quem pensa sobre as crianças e sobre a infância, para o lugar de pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças, com as crianças e o que elas apresentam a nós em sua evidência. As imagens/filmagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que temos chamamos de pesquisa como experiência. Parece-nos que pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças pode ser disparador para pensar a criança, a infância e o que nos toca, nos afeta, nos mobilizada nesse movimento, experienciando com isso, as travessias do universo infantil. Além disso, quem sabe, as imagens/filmagens, as crianças, as infâncias nos ajude a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4054-4064