Publicação: Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Apresentamos neste trabalho parte de um estudo exploratório, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, sobre a utilização de laboratórios didáticos em escolas de Ensino Médio e Fundamental do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático como estratégias no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas a aprendizagem de Física, bem com aspectos acerca do uso de laboratórios didáticos e de salas de aulas como espaço para a experimentação. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, destacamos algumas estratégias que pareceram viáveis no contexto escolar analisado.
Descrição
Palavras-chave
Laboratório didático, Educação básica, Estratégias didáticas experimentais, Ensino de física, Experimentos, Materiais de baixo custo
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3155-3166