A utilização de jogos em sala de aula: contribuição para superação da herança familiar desigual

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Data

2014

Autores

Diniz, Julia Elaine [UNESP]
Küll, Eduardo Augusto

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O objetivo desta análise é mostrar como a utilização de jogos em sala de aula ajuda a superar as diferenças da herança familiar, no que diz respeito ao capital cultural. Trata-se de uma reflexão de abordagem qualitativa cuja base empírica vem do relato de experiência de um professor de química que atua no estado de São Paulo. O apoio teórico estrutural vem de Pierre Bourdieu especificamente no que diz respeito à noção de capital cultural, tendo em vista as possíveis relações que serão feitas sobre herança familiar. A utilização do jogo foi eficiente tanto no que diz respeito ao trabalho com os níveis de compreensão diferentes sobre o conteúdo de química por parte dos alunos como para promover o progresso daqueles com maiores dificuldades. Portanto, além de ser uma tentativa de superação da herança familiar desigual, torna-se, por consequência, um recurso didático de transformação da escola, que pode passar de legitimadora de diferenças e excludente, para vir a ser transformadora e democratizante.

Descrição

Palavras-chave

Escola, Capital cultural, Jogos

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10129-10139