Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas na formação continuada de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Costa, Fátima Aparecida [UNESP]
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Vallim, Eduardo Martins [UNESP]
Alves, Cristiano Manoel [UNESP]
Aleixo, Felipe Firmiano [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Apresentamos, neste texto, resultados do projeto desenvolvido, no ano de 2013, junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), intitulado “Geografia escolar e seu currículo atual: aproximações teóricas e práticas”, em que foram desenvolvidas atividades como palestras, minicursos e oficinas temáticas, abordando conceitos e conteúdos escolares, além de apresentar novas metodologias relacionadas com a questão do processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas no anfiteatro da UNESP e contou com a colaboração de professores da UNESP e pesquisadores externos, bem como a participação dos professores da rede municipal de educação do município de Ourinhos. Totalizou-se 24 horas de atividades que articularam teoria e prática, contando com a presença de 118 docentes. Dentre os principais resultados do projeto, destaca-se a discussão e reflexão acerca das novas metodologias educacionais, bem como a efetiva participação dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Ourinhos. Desta forma, ficou fortalecida a articulação entre a universidade e a rede pública de ensino, no processo de formação continuada de professores.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4670-4679