Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Oliveira, Adriana Gavião Bastos
Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Inclusão, Curso de Pedagogia

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-9357