Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte

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Data

2014

Autores

Sene, Marta Regina [UNESP]
Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte para os alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e se fundamenta nas contribuições oferecidas pelas seguintes teorias: A Perspectiva de Sistemas; o Modelo Componencial de Criatividade e A Teoria do Investimento além de abordagens de pesquisadores da área de Educação Especial e Arte. O estudo configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e que compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que constam informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea.

Descrição

Palavras-chave

Currículo de arte, Educação especial, Arte e inclusão

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9358-9368