A educação física escolar como promotora de formação humana e crítica: uma perspectiva freireana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida, no ano de 2012, em uma escola municipal de um Distrito da cidade de Presidente Prudente/SP e contou com a participação de docentes e com aproximadamente 180 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo principal investigar como a Educação Física escolar, embasada na perspectiva freireana, pode contribuir na formação de sujeitos mais conscientes de si, do mundo e da sua ação na sociedade. A metodologia foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa-Intervenção. Apesar dos resultados neste tipo de pesquisa ser colhidos em longo prazo, foi possível inferir que, ainda, falta muito para que se forme um cidadão crítico e consciente da sua atuação no mundo, pois muitas variáveis interferem nesse processo, destaque para a família, a mídia, a igreja, entre outras. Entretanto, pôde-se constatar que através da vivência e da problematização que aconteceram nas aulas de Educação Física, foi possível estimular uma convivência mais respeitosa e harmônica, promovendo uma aprendizagem mais conscientizadora, que permitiu ao aluno pensar, questionar, debater, argumentar, intervir de maneira a despertar a consciência crítica para a realidade e para o exercício da cidadania ativa, o que pode ser disseminado na comunidade em que os alunos vivem. Destacamos que o investimento na formação humana das pessoas deve ser uma preocupação constante de todos os educadores que acreditam ser possível uma escola, uma sociedade e um mundo, mais justo, humano e igualitário para todos os seres humanos.

Descrição

Palavras-chave

Cultura corporal de movimento, Jogos, Conscientização

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4867-4879