Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação: a webquest na sala de aula

Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Omodei, Juliana Dalbem [UNESP]
Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências realizadas na construção, planejamento, execução e analise de um curso de extensão oferecido na modalidade a distância desenvolvido durante uma disciplina do Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP/Presidente Prudente. O curso teve como publico alvo 18 professores da Rede Municipal de Ensino da Secretaria de Educação do município de Presidente Prudente/SP que atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental (ciclo I). O objetivo geral do curso era formar educadores da escola pública para o uso das TDIC, especificamente por meio da metodologia WebQuest na tentativa de disseminar novas tecnologias na sala de aula, proporcionando aos professores participantes a oportunidade de conhecer uma metodologia de pesquisa focada no uso da internet. O curso contou com uma carga horário de 140h e foi dividido em quatro módulos, a saber: 1. Educação à Distância e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc; 2. TIC na Educação; 3. Planejamento da WebQuest; 4. Produção de blog para a publicação e aplicação da Webquest. Para analise do curso e dos módulos foram criadas algumas categorias na tentativa de facilitar a identificação dos resultados obtidos. Desta forma, foi possível perceber que os objetivos propostos a priori foram alcançados, pois os professores participantes do curso viram na metodologia WebQuest mais uma possibilidade de trabalho com a tecnologia no ambiente escolar, partindo de uma atividade estruturada e significativa para os alunos.

Descrição

Palavras-chave

WebQuest, Educação a distância, Formação de professores

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11467-11479