O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo

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Data

2014

Autores

Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP]
Souza, Daniele Cristina de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Os cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis.

Descrição

Palavras-chave

Competência pedagógica, Currículo do Estado de São Paulo, Formação contínua dos formadores

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-10916