Inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média

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Data

2014

Autores

Oliveira, Valdéia Vieira de
Fernandes, João Candido [UNESP]
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

As malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna. Na fase escolar, a criança com malformação de orelha pode ter sua aprendizagem prejudicada não somente pela sua deficiência auditiva e/ou estética, mas também pela maneira como se estruturam as propostas educacionais das escolas brasileiras. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um programa educacional para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (avaliado por 46 juízes da área de Fonoaudiologia). A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos (sem malformações craniofaciais) de uma escola estadual. Em seguida, estes alunos repassaram o conteúdo para outros 200 alunos da escola. Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas do conteúdo, com valores acima de 75% de aprovação. Os alunos apresentaram bom índice de aprendizado e as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais dos alunos. Concluiu-se que a implementação do programa, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, é uma proposta viável para os participantes e sugere-se reaplicação a outros escolares.

Descrição

Palavras-chave

Malformação, Educação em saúde, Educação a distância

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9255-9267