Política pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógica

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Data

2014

Autores

Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Trevisan, Ligia Maria Vettorato
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]
Bertolucci, Rodrigo de Souza
Silveira, Ghisleine Trigo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação, SARESP, Ciências da natureza

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270