O laboratorio de informática nas escolas públicas: um olhar compreensivo para o projeto acessa escola

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Data

2014

Autores

Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Firme, Ingrid Cordeiro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Neste texto apresentamos o estudo realizado sobre a implantação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas públicas de Educação Básica do Estado de São Paulo. Esse estudo foi feito a partir de um trabalho de IC vinculado a um projeto do Observatório da Educação, do Ministério da Educação e Cultura, no Brasil. Na pesquisa de IC busca-se compreender as ações relacionadas ao Programa Acessa Escola e sua contribuição para que o ensino e a aprendizagem matemática sejam mediados pelas TIC. Esta pesquisa foi desenvolvida em 14 diferentes escolas da rede pública estadual do município de Guaratinguetá que possuem o Programa “Acessa Escola”. Antes de ir às escolas, foi desenvolvido um breve questionário, para os estagiários que trabalham no projeto “Acessa Escola”, os professores de matemática e os diretores/coordenadores pedagógicos que, mediante as informações prestadas, nos auxiliaram a apresentar as instituições objeto desta pesquisa fornecendo elementos que nos dessem informações quanto à situação dos laboratórios de informática e sua utilização, pelos professores de matemática, para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. Mediante as respostas obtidas nos questionários realizamos nossas análises. Pela natureza das questões feitas aos depoentes tivemos a necessidade de organizar a apresentação dos dados em duas frentes: àquelas que trazem os dados quantitativos e àquelas que nos remetem a respostas de cunho qualitativo. Mostra-se, na análise efetuada que, embora muito investimento tenha sido feito em termos de equipamentos, as ações didáticas que fazem uso dos recursos tecnológicos ainda não são do cotidiano do professor.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Programa acessa escola, Tecnologia da informação e comunicação

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4701-4711