Uma proposta de introdução e ensino de matemática financeira no ensino médio com o uso de calculadoras científica e financeira

Imagem de Miniatura

Data

2016-07-13

Autores

Andrade, Maria Aparecida Flores de Sousa Junqueira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Matemática Financeira tem um papel importante na vida dos estudantes, pois colabora para a formação de cidadãos autônomos e conscientes de sua relação com a economia. A proposta dessa monografia é destinada a professores do ensino médio e tem por objetivo mostrar a importância do ensino da Matemática Financeira nos anos finais do Ensino Básico, inserindo os principais conceitos e nomenclaturas utilizados no mundo financeiro para o entendimento do processo de Capitalização e Financiamento. São apresentados também os conceitos preliminares, como Progressão Aritmética e Progressão Geométrica, seguidos de exemplos contextualizados, o que facilita a compreensão de cada conteúdo.
The Financial Mathematics plays an important role in the lives of students, as it helps in the formation of autonomous citizens who are aware of their relationship with the economy. The purpose of this monograph is aimed at high school teachers and aims to show the importance of teaching Financial Mathematics in the final years of basic education, by inserting the key concepts and terminology used in the financial world to understand the capitalization and financing process. They are also presented preliminary concepts like Arithmetic Progression and Geometric Progression, followed by contextualized an example which facilitates the understanding of each content.

Descrição

Palavras-chave

Administração financeira, Economia, Ensino básico, Basic education, Economy, Ginancial management

Como citar