Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia

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Data

2015-09-23

Autores

Rodrigues, Lauriane [UNESP]
Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]
Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students.
Este trabalho tem por objetivo apresentar o potencial de conhecimento didático que as construções em terceira dimensão (maquetes) podem acrescentar no ensino de Geografia, para os alunos matriculados nos anos de ensino fundamental e médio, a mesma projeção em terceira dimensão é inclusiva, pois pode ser utilizada para alunos com algum tipo de deficiência visual e baixa visão, através do tato. Na elaboração e criação das maquetes, o intuito é fazer com que os alunos tenham uma ideia do que seja uma representação de relevo e ter dimensão da dinâmica do espaço, o que os mapas e as cartas topográficas nem sempre atribuem. Assim contribuindo para formação do aprendizado desses alunos. Infelizmente o poder público ainda não se manifesta o quanto deveria, para introduzir de forma obrigatória essa metodologia, ou até mesmo os docentes não tem a base da construção desse material, para assim que o ensino seja dinâmico para com todos os discentes.

Descrição

Palavras-chave

Geography, Models, Inclusion, Geografia, Maquetes, Inclusão

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.