Patrimônio cultural: uma experiência pelo programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-18

Autores

Antonello, Giovani Darisio [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper describes the development of didactic sequence (ZABALA, 1998) with the theme identity and cultural heritage through mediation in educational visits, for recognition, appreciation and affiliation of space for students of a Municipal School of Basic Education EMEF, contemplating two rooms of 9th graders, performed by scholarship students of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID / UNESP / Plastic and Visual Arts / Bauru Campus. The actions were carried out in four stages: i) the thematic presentation in lecture and presentation of videos and pictures on urban artistic interventions; ii) didactic visit in the vicinity of the school, where students photographed urban interventions with the use of cell phones themselves; iii) analysis in the classroom of the recorded images on the visit; and iv) the poetic practice, intervention time at school, when students have produced a mural in the library walls with the support of PIBID fellows. Such poetic intervention brought recognition and appreciation of the heritage of the neighborhood and the students, because they got to know the place where they live, live and study.
O presente trabalho relata o desenvolvimento de sequência didática (ZABALA, 1998) com a temática identidade e do patrimônio cultural por meio da mediação em visitas didáticas, para o reconhecimento, valorização e filiação do espaço para alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF, comtemplando duas salas de 9º ano, realizado por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID / UNESP / Artes Plásticas e Visuais / Campus Bauru. As ações foram realizadas em quatro etapas: i) a apresentação da temática em aula expositiva e apresentação de vídeos e imagens sobre intervenções artísticas urbanas; ii) visita didática no entorno da escola, onde os alunos fotografaram intervenções urbanas com o uso dos próprios celulares; iii) análise em sala de aula das imagens registradas na visita; e iv) a prática poética, momento de intervenção na escola, quando os alunos produziram uma pintura mural nas paredes da biblioteca com o apoio dos bolsistas PIBID. Tal intervenção poética trouxe reconhecimento e valorização do patrimônio histórico do bairro e dos alunos, pois puderam conhecer o espaço onde moram, vivem e estudam.

Descrição

Palavras-chave

Patrimonial education, Mediation, PIBID, Educação patrimonial, Mediação, PIBID

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.