Contando histórias: trabalhando com a oralidade e a memória

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-21

Autores

Nogueira, Claudete Sousa [UNESP]
Leite, Ana Paula Matias Briano [UNESP]
Souza, Vanessa Taue Ferreira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper analyzes the university extension project that aims to develop pedagogical practices that encourage appreciation of orality , memory and experiences as important sources for the construction of historical knowledge .The project is linked to theoretical discipline / practice "content, methodology and practice of teaching of history and geography" in which students of the School of Education develop activities with children and adolescents in order to produce a dialogic space that helps memorizing stories , stories, stories. The project began in 2014 in E.M.E.F. CAIC Caramuru Ricardo Monteiro de Castro, located in the city of Araraquara, within the limits of the Sun Valley neighborhood. Participants activity 50 children aged between 10 and 11 years attending the 5th year of elementary school. The activities were carried out by graduates of the School of Education in order to apply at school theories and reflections observed in the discipline. It was noticed that the results have been very favorable both in relation to children and adolescents who had the opportunity to exercise orality, memory and imagination as the undergraduate students of the School of Education with respect to their initial education of teacher reflective way.
O presente texto analisa o projeto de extensão universitária que tem como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas que estimulem a valorização da oralidade , a memória e as experiências vividas enquanto importantes fontes para a construção do conhecimento histórico. O Projeto está vinculado a disciplina teórico/pratica “ conteúdo, metodologia e prática de ensino de História e Geografia” em que os alunos do Curso de Pedagogia desenvolvem atividades com crianças e adolescentes a fim de produzir um espaço dialógico que contribua para a memorização de historias, contos, causos. O projeto teve inicio no ano de 2014 na E.M.E.F. CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, localizado no município de Araraquara, nos limites do bairro Vale do Sol. Participam da atividade 50 crianças com faixa etária entre 10 e 11 anos que frequentam o 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas pelos graduandos do Curso de Pedagogia com a finalidade aplicar no ambiente escolar as teorias e reflexões observadas na disciplina. Percebeu-se que os resultados têm sido bastante favoráveis tanto no que se refere às crianças e aos adolescentes que tiveram oportunidade de exercitar a oralidade, a memória e a imaginação quanto aos alunos graduandos do Curso de Pedagogia no que tange a sua formação inicial docente de maneira reflexiva.

Descrição

Palavras-chave

Memory, Orality, Initial education of teacher, Memória, Oralidade, Formação inicial docente

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.