Orientação e encaminhamento de alunos com deficiência ao ensino superior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-18

Autores

Manzan, Jaqueline [UNESP]
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Guaranteing disabled pupils access to higher education is something pretty restricted in our country. Many factors contribute to this situation, for example, poor basic teaching quality, causes by the lack of supplies, the way how scholarly organizational structure focused on them works, their own low self esteem, and of their relatives who often can not see their potential for an entrance in a university, and the selection proccess for higher education that does not offer everyone enough vacancies. This extension project aims to map out possible applicants whit disabilities for an entrance test, and give them orientation about their rights, abilities and possibility of advancing their studies.
O ingresso do aluno com deficiência no ensino superior ainda é bastante restrito em nosso país. Vários fatores contribuem para essa realidade, como a má qualidade de ensino oferecida a esses alunos na educação básica, decorrente da falta de recursos humanos e estrutura organizacional das escolas voltados para tal clientela, a baixa auto estima dos alunos com deficiência e de suas famílias que não vêm neles a competência necessária para tal aprofundamento acadêmico, bem como, a própria seletividade natural dos cursos de nível superior que não possuem vagas para todos, para citar alguns exemplos. Este projeto de extensão tem como finalidade mapear os possíveis candidatos com deficiência para o vestibular e orientá-los no sentido de seu direito, capacidade e possibilidade de avançar em seus estudos.

Descrição

Palavras-chave

School inclusion, Disabilities, Higher education, Inclusão escolar, Deficiência, Ensino superior

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.