A produção da educação como potência: rupturas genealógicas com educadores

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Data

2015-09-02

Autores

Silva, Marcelo Lima da [UNESP]
Bigeli, Alan Ricardo Floriano [UNESP]
Cruz, Murilo Galvão Amancio [UNESP]
Silva, Samuel Iauany Martins [UNESP]
Chagas, Vitor Bonjorno [UNESP]
Mônaco, Clarissa Martins [UNESP]
Nascimento, Roberto Duarte Santana [UNESP]
Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work is from an extension project developed in government and non-government institutions of the city of Assis, where we perform intervention practices among the educators. Our intention is to discuss education and produce with them potentiating practices that ensure the possibility of thinking the stigmas that permeate the poor youth and criminalized them. We use the genealogical method proposed by Foucault, as we believe this is fundamental to question the naturalization process so heavily found in the places in question. Therefore, through these meetings may be possible transmutation of crystallized educational paradigms that damage instead of enable efficiency in the processes of subjectivity present in the educational área.
O presente trabalho é oriundo de um projeto de extensão desenvolvido em instituições governamentais e não-governamentais do município de Assis, onde realizamos práticas de intervenção junto a educadores. Nosso objetivo é problematizar a educação e produzir nestes práticas potencializadoras que garantam a possibilidade de se pensar os estigmas que permeiam a juventude pobre e criminalizada. Utilizamos do método genealógico proposto por Foucault, pois consideramos este fundamental para questionar os processos de naturalização tão fortemente encontrados nos ambientes em questão. Portanto, através desses encontros pode ser possível a transmutação de paradigmas educacionais estanques que acabam por prejudicar ao invés de possibilitar uma eficácia nos processos de subjetivação presentes no território educacional.

Descrição

Palavras-chave

Youth, Education, Power relationships, Jovens, Educação, Relações de poder

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.