O cotidiano na vida da criança e a prática pedagógica de Célestin Freinet

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-16

Autores

Gonçalves, Ana Flávia [UNESP]
Brustelo, Nathalia Santos [UNESP]
Ito, Claudemira Azevedo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work is an extension of Project fruit and Education Core Projects developed since 2012 based on Freinet methodology. Year after year the activities were carried out with children and teachers from 2nd to 5th year in EMEIF Ettore Marangoni in Presidente Prudente. The methodology is based on the premise of a popular school of quality, where education goes beyond memorization, that knowledge should be built in the teaching-learning relationship with effective student participation. In Presidente Prudente Municipality the Municipal organizes field activities, calls excursions or tours, but teachers do not receive guidance on how to conduct this work. In this context the methodology of Freinet, especially the "walking school" of concepts and observations of the child's daily life for a natural learning when it expands the experience with the possibility to experiment, confirm and extend the relationship with colleagues, and teachers parents. And this approach reinforces the idea that the child can apply the concepts of geography, history, ecology, among others, built over this experience in any places close to them.
Este trabalho é fruto de Projetos de extensão e Projetos do Núcleo de Ensino desenvolvidos desde 2012 com base na metodologia de Freinet. Ano a ano as atividades foram realizadas com crianças e professores do 2º ao 5° ano na EMEIF Ettore Marangoni em Presidente Prudente. A metodologia empregada baseia-se na premissa de uma escola popular de qualidade, aonde a educação vá além da memorização, que o conhecimento deve ser construído na relação ensino-aprendizagem com a participação efetiva do aluno. No Município de Presidente Prudente a Secretaria Municipal organiza as atividades de campo, as chamadas excursões ou passeios, entretanto os professores não recebem orientação de como conduzir este trabalho. Neste contexto a metodologia de Freinet, especialmente a “aula passeio” parte de conceitos e observações do cotidiano da criança para um aprendizado natural, quando se amplia a vivência, com a possiblidade de experimentar, confirmar e ampliar o relacionamento com os colegas, professores e pais. E, esta metodologia reforça a ideia que a criança possa aplicar os conceitos de Geografia, história, Ecologia, entre outros, construídos ao longo desta experiência em quaisquer lugares de seu convívio.

Descrição

Palavras-chave

Célestin Freinet, Everyday, Célestin Freinet, Cotidiano

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.