Campanha de doação voluntária de sangue: o foco no doador

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Data

2015-09-01

Autores

Pacetta, Tiago Cintra [UNESP]
Freitas, Caio de [UNESP]
Zacharias, Héctor Castelli
Zacharias, Carlos Renato [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Brazilian policy of hematologic and hemotherapic attention is strongly committed to ensuring the quality of blood available to the population. The arrival of blood donors to the hemocenters is an essential step to ensure that its objectives are achieved. However, the donor is often subjected to long queues, especially in external campaigns outside the Hemocenters, which creates discomfort, increases the index of rejection and reduce donator loyalty. This project, "Doe Sangue", adress these problems in 4 fronts: (1) development of an online scheduling application; (2) setting a webpage and interaction with social networking, for spread the cause; (3) measurement and study of the times of the stages of a campaign, namely: registration, pre-screening, screening, collection and rest; (4) Organization of model-campaigns of voluntary blood donation, at UNESP, campus de Guaratinguetá. The online scheduling allows organizers to estimate the number of candidates and distribute them equally throughout the period of the campaign. The measurement and analysis of time allows to quantify the duration of each step and set the maximum number of candidates per campaign, as well to measuring time in queues. The announcement on social networks is important for reaching young potential donors, whose loyalty can increase system stability. In addition, the dissemination of information (requirements for the donor, tips, procedures, reports, ...) is very fast and extremely cheap.
A política brasileira de atenção hematológica e hemoterápica é fortemente comprometida em garantir a qualidade do sangue disponibilizado à população. A chegada dos doadores de sangue aos serviços de hemoterapia é uma etapa essencial para que seus objetivos sejam alcançados. No entanto, o doador muitas vezes é submetido a longas filas de espera, em especial nas campanhas externas, fora dos Hemocentros, o que gera desconforto, aumenta o índice de rejeição e reduz a fidelização do mesmo. O projeto de Extensão Universitária, Doe Sangue, ataca estes problemas em 4 frentes: (1) desenvolvimento de aplicativo para o agendamento online; (2) configuração de webpage e interação com redes sociais, para divulgação da causa; (3) medição e estudo dos tempos das etapas de uma campanha, a saber: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta e descanso; (4) organização de campanhasmodelo de doação voluntária de sangue, dentro da UNESP, campus de Guaratinguetá. A agendamento online permite estimar o número de candidatos e distribuí-los igualmente por todo o período da campanha. A medição a análise dos tempos permite quantificar a duração de cada etapa e definir o número máximo de candidatos por campanha, além de mensurar o tempo em filas de espera. A divulgação em redes sociais é importante, por atingir potenciais doadores mais jovens, que se fidelizados podem garantir a estabilidade do sistema. Além disso a disseminação de informações requisitos para o doador, dicas, procedimentos, informes, ...) é muito rápida e a custo quase nulo.

Descrição

Palavras-chave

Voluntary blood donation, Online scheduling, Optimization, Doação voluntária de sangue, Agendamento online, Otimização

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.