Neurobiologia da Aprendizagem Escolar: difusão de conhecimentos sobre Neurociência aplicada à Educação

Imagem de Miniatura

Data

2015-09-01

Autores

Lupi Júnior, Luiz Antonio [UNESP]
Codina, Flávio [UNESP]
Matheus, Selma Maria Michelin [UNESP]
Mello Júnior, Wílson de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The university project, "Neurobiology of School Learning: diffusion of Neuroscience knowledge applied to Education”, has the elementary and high school communities, teachers and students, as well as future teachers as target public. The project promotes discussion, at different levels, about issues such as learning, memory and attention. The knowledge of these subjects has increased in Neurobiology and it is of great interest to the school. Even considering the correlation between Neurobiology and Education, there are difficulties to find an interface, due to different methods, goals, approach levels and languages. This university outreach project, supported by PROEX, was based on the diagnosis with the participants regarding their interest and level of knowledge on the issues. The project consists of actions aimed at the diffusion and popularization of Neurobiology knowledge applied to school learning. The actions take place in a fun and attractive way, both for the teacher and for the student of basic education system in Botucatu region. Through different interactive actions, we realized that the relationship between University and Basic Education School is an enriching and important experience to minimize conceptual distortions about Neurobiology of learning and to contribute to the continuous training of educators, in both fields.
O projeto de extensão universitária, “Neurobiologia da Aprendizagem Escolar: difusão de conhecimentos sobre Neurociência aplicada à Educação”, tem como público-alvo a comunidade escolar do ensino básico, alunos e professores, bem como graduandos de licenciaturas. O projeto promove a discussão, em diferentes níveis, de assuntos como aprendizagem, memória e atenção, temas cujo conhecimento tem se multiplicado em Neurobiologia e que são de grande interesse para a Escola. Mesmo com a correlação entre as áreas, há dificuldades de uma interface entre Neurobiologia e Educação, devido a diferenças de métodos, objetivos, níveis de abordagem e linguagens. Este Projeto de Extensão Universitária, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), foi baseado em diagnóstico com os participantes sobre o interesse e nível de conhecimentos sobre os temas. O projeto é constituído por ações que visam à difusão e popularização dos conhecimentos de Neurobiologia aplicados à aprendizagem escolar. As ações ocorrem de forma lúdica e atrativa, tanto para o professor como para o aluno da rede de Ensino Básico da região de Botucatu. Por meio das diferentes ações interativas realizadas, vivenciamos que aproximação entre profissionais da Universidade e da Educação Básica é uma experiência enriquecedora que minimiza distorções conceituais sobre temas neurobiológicos e, principalmente, contribui para a formação continuada dos educadores, de ambas as esferas de ensino.

Descrição

Palavras-chave

Neuroeducation, Continuous training, Science popularization, Neuroeducação, Formação continuada, Popularização da ciência

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.