ECA e educação: formação de agentes sociais e professores em políticas de atendimento à criança e ao adolescente

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Data

2015-09-21

Autores

Goethel, Elisiane Spencer Quevedo [UNESP]
Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Barros, Clara Mauerberg de [UNESP]
Campos, Débora Cardoso [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In this paper we present the reflections developed from the data collected in the development of the extension project on interface with research "ECA and Education: Formation of social workers and teachers in children and adolescents care policies". The project is in its 5th edition in 2015 and seeks to develop a more committed formation with the autonomy of individuals in their development process and to mobilize reflection and participation as ways for a more consistent formation, strengthening the social workers and teachers to the full protection of children and adolescents, supported with the law that specifically addresses the rights of children and adolescents: the Statute of Children and Adolescents (ECA). Whereas there is a great difficulty in understanding the ECA, there is a need to work more adequate formation of these responsible agents for carrying out the attendance policies to this population. In this sense, the proposal has been to prepare social workers and teachers of the city of Rio Claro and region, so that work with children and adolescents is increasingly effective in relation to the applicability of the ECA and to the strengthening of attendance networks. It also aims to intensify the communication among social workers and teachers, which shows through dialogue and exchange of experiences during the meeting in groups.
Neste trabalho apresentaremos as reflexões desenvolvidas a partir dos dados coletados no desenvolvimento do projeto de Extensão em interface com a pesquisa “ECA e Educação: Formação de agentes sociais e professores em políticas de atendimento à criança e ao adolescente”. O projeto se encontra em sua 5ª edição no ano de 2015 e busca desenvolver uma formação mais comprometida com a autonomia dos sujeitos em seu processo de desenvolvimento, bem como mobilizar a reflexão e a participação como caminhos para uma formação mais consistente, fortalecendo os agentes sociais e professores para a proteção total da criança e do adolescente, amparados na Lei que trata especificamente dos direitos de crianças e adolescentes: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Considerando que há uma grande dificuldade de compreensão do ECA, surge a necessidade de trabalhar uma formação mais adequada desses agentes responsáveis pela efetivação das políticas de atendimento a essa população. Neste sentido, a proposta tem sido a de preparar agentes sociais e professores da cidade de Rio Claro e região para que o trabalho com as crianças e adolescentes seja cada vez mais efetivo em relação à aplicabilidade do ECA e para o fortalecimento das redes de atendimento. Também objetiva-se intensificar a comunicação entre agentes sociais e professores, que se mostra por meio do diálogo e troca de experiências durante o encontro nos grupos.

Descrição

Palavras-chave

Education, Public policies, Child and adolescent, Educação, Políticas públicas, Criança e adolescente

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.