Inclusão social por meio do ensino de matemática com jogo de xadrez

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-04

Autores

Silva, Raimundo Pereira da [UNESP]
Oliveira, Aialy de Souza [UNESP]
Lopes, Rosemara Perpetua
Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

We present partial results of a project that has the general objective to contribute to the formation of citizens able to life in adult society. Its specific objectives are: expanding the chances of mathematical learning of students who attend public elementary school; stimulating the ability to concentrate and promote the development of logical thinking in children of elementary I; helping motivate the student of Math to prevent building a negative view about Math; popularize chess game among students from public schools, enriching it in its potential for school learning. Methodologically, is developed weekly in a public school of São José do Rio Preto, by two students of Physics, through dialogue-based classes and practical activities in the classroom and informatics room. From the presented results, we highlight the perspective that the project gave students from a public school located in a district on the outskirts of the city.
Apresentamos resultados parciais de um projeto que tem como objetivo geral contribuir para a formação de cidadãos aptos à vida na sociedade adulta. Seus objetivos específicos consistem em: ampliar as chances de aprendizagem matemática de alunos que frequentam a escola básica, na rede pública; estimular a capacidade de concentração e promover o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Fundamental I; contribuir para estimular o aluno da Matemática, de modo a evitar que construa uma visão negativa sobre a mesma; popularizar o xadrez junto aos alunos da rede pública, valorizando-o em seu potencial para a aprendizagem escolar. Metodologicamente, é desenvolvido semanalmente em uma escola pública de São José do Rio Preto, por dois alunos do curso de Física, por meio de aulas dialogadas e atividades práticas em sala de aula e na sala de Informática. Dos resultados apresentados, destacamos a perspectiva que o projeto deu para alunos de uma escola pública situada em um bairro da periferia da cidade.

Descrição

Palavras-chave

Chess game, Basic education, Math learning, Jogo de xadrez, Educação básica, Aprendizagem de matemática

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.