Teletandem: expandindo as possibilidades de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no câmpus: uma análise das parcerias e das modalidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-04

Autores

Cavalari, Suzi Marques Spatti [UNESP]
Almeida, Ana Cristina Caramelo de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Teletanem is a foreign language teaching and learning environment in which pairs of university students from different countries (and speakers of different languages) meet regularly via Skype so that they can learn each other’s languages. Since 2012, the Extension Project “Teletandem: expanding language learning opportunities in campus” has been trying to promote new partnerships and new ways of implementing teletandem practice in order to increase the number of students attended, improve learners’ experience and generate research on languageculture teaching and learning in this context. This paper aims at presenting (i) the new partnerships established; (ii) the different teletandem modalities implemented in Teletandem Laboratoty at IBILCEUNESP since 2012. It has been observed a significant increase in the number of universities that are now UNESP’s partners, of languages involved, of learners who have been benefited from the project and of data that is now available to new researches.
O teletandem (TELLES, 2006) é um ambiente de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em que pares de universitários de países diferentes e falantes de línguas diferentes aprendem a língua e a cultura um do outro de maneira autônoma e colaborativa por meio de encontros regulares via Skype. O Projeto de Extensão “Teletandem: expandindo as possibilidades de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras no campus” vem buscando promover novas parcerias com universidades estrangeiras e novas formas de implementação da prática de teletandem (ARANHA; CAVALARI, 2014) a fim de ampliar o público atendido, aperfeiçoar a experiência dos aprendizes e gerar pesquisas sobre ensino e aprendizagem de língua-cultura nesse contexto. Este trabalho tem como objetivo apresentar (i) as parcerias estabelecidas; (ii) as diferentes modalidades de teletandem implementadas no Laboratório de Teletandem do IBILCE-UNESP desde 2012. Observa-se um aumento significativo no número de universidades parceiras, de línguas estrangeiras envolvidas, de aprendizes estrangeiros e brasileiros que se beneficiam com o projeto e de dados disponibilizados para realização de pesquisas.

Descrição

Palavras-chave

Teletandem, Teacing and learning, Language and culture, Teletandem, Ensino e aprendizagem, Língua e cultura

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.