Dissertações - Artes (mestrado profissional) - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 46
  • ItemDissertação de mestrado
    Aprendizagens essenciais no ensino de Arte: gingas, jogos e indagações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Onishi, André Luís [UNESP]; Lima, Sidiney Peterson Ferreira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As gingas, os jogos e as indagações que naturalmente podem surgir na prática da capoeira, da educação e do teatro são desenhadas neste trabalho para se abordar a pesquisa de um processo de ensino de Arte, por meio de aulas de teatro do projeto denominado Escola Encena, desenvolvido para alunas e alunos do ensino fundamental II no contraturno da Escola Municipal Bernardino de Souza Pereira, na rede pública de Itanhaém/SP. Esta dissertação visa responder quais contribuições para a prática docente do autor são possíveis serem observadas ao criar, mediar e avaliar uma proposta pedagógica voltada para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais específicas para o componente curricular Arte? O objetivo geral desta investigação foi criar uma proposta pedagógica em Arte, a partir das habilidades e competências específicas deste componente curricular, para então mediá-la a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e refletir sobre os processos de ensino com base nos documentos, registros e dados coletados durante o período de sua realização. Organizada em três capítulos, é apresentado aqui: o contexto local de pesquisa, sendo a rede municipal de ensino de Itanhaém, os arte/educadores que nela atuam e os documentos que direcionam o ensino do componente curricular Arte nas unidades escolares do município; as informações relacionadas ao planejamento e mediação da proposta pedagógica, uma síntese do plano de ensino e dos dados coletados ao longo do ano letivo; e as discussões acerca dos dados coletados, resultados obtidos e interpretados, que permitiram uma avaliação da prática docente. A partir de diálogos com as abordagens de Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Fernando Hernández, Viola Spolin, John Dewey e Rita Irwing, resulta-se aqui uma reflexão sobre a prática pedagógica aplicada e os desdobramentos para o aperfeiçoamento das situações de aprendizagens que buscaram favorecer as experiências de pesquisa e criação artística.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação musical e educação integral: desdobramentos para a educação infantil no município de Itupeva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-26) Lima, Ana Clara Silva Moreira [UNESP]; Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo compreender os processos educativo-musicais realizados no colégio integral EMEFEI Jardim Vitória, especificamente aplicados às turmas de educação infantil, que possuem em sua grade curricular uma quantidade expressiva de aulas de música. Também buscou-se compreender o embasamento teórico dos professores que atuaram nesse colégio ao longo dos anos e sua aplicação nas práticas pedagógicas e musicais empreendidas e enteder se, pela experiência desses docentes, há avanços no desenvolvimento musical dos alunos. Para isso o estudo valeu-se da análise documental, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação não participante para suprir os objetivos propostos. Após a análise dos dados coletados concluiu-se que 16,6% dos professores acreditam que os alunos de educação infantil do colégio integral EMEFEI Jardim Vitória têm um melhor desenvolvimento musical do que alunos de escolas de meio período; 66,6% dos professores acreditam que há a possibilidade de esse avanço acontecer, mas não afirmam que ele aconteça, necessariamente; e 16,6% dos entrevistados afirmam que não há avanço, por questões contextuais do colégio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Povos originários: 11.645 rastros em busca de uma pedagogia contracolonial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Silva, Osvaldo Pinheiro da [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa apresenta um estudo e ações sobre práticas curriculares e metodológicas desenvolvidas no Ensino Fundamental da EMEF Prof.ª Célia Regina Andery Braga, em São Paulo (SP), como importante contribuição para entender e analisar como se efetivam os processos sobre cultura indígena no ensino formal, sob a ótica de docentes e discentes, ampliando as bases teóricas e metodológicas da arte-educação, por meio de uma ação que visa reconstruir imaginários e garantir a aplicação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, formulando o debate sobre direitos e acessos das políticas educacionais. A pesquisa se deu a partir das seguintes metodologias: entrevistas, pesquisa participante, pesquisa ação, análise de conteúdo e pesquisa de campo, dividindo-se em três momentos organizados em forma de Cadernos. O Primeiro Caderno diz respeito às experiências vividas e observadas no “Acampamento Luta Pela Vida” em Brasília (DF), resultante da convivência com lideranças e movimentos indígenas de diversas partes do Brasil, participação momentânea de suas realidades e ritos, e reorganização indígena na América Latina. O Segundo Caderno traz resultados de formação com docentes, a partir da Lei 11.645/08 e o compartilhamento do meu percurso na arte educação, na busca constante por uma educação contracolonial que reverberasse em mim e nos demais docentes do contexto escolar de trabalho cotidiano, como flechadas ao vento. Já o Terceiro e último caderno, explanamos o projeto intitulado: “O Teatro e Os Povos Originários”, como proposição de des-caravelização de nossas mentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo apresentar aspectos relevantes ligados à diversidade das culturas originárias, a partir do acervo de obras sobre literatura indígena que temos disponível na escola. Neste processo, realizamos investigações cênicas que puderam nos facilitar modos de perceber, sentir e articular significados, valorizando as diferentes relações entre pessoas numa sociedade. A ação teve como resultado a encenação do exercício intitulado “Antes do Brasil da Coroa, existe o Brasil do Cocar”, parafraseando importante fala da liderança Célia Xakriabá. Essa sistematização possibilitou com que as(os) participantes pudessem perceber que suas vivências estão enraizadas na cultura indígena, buscando assim uma “revisão” da construção cultural da imagem do “índio”, por meio dos usos e apropriações dessas culturas, desde os processos da colonização portuguesa à era contemporânea. Foi investigado não somente “no QUE as pessoas pensam sobre estes fundamentos, mas também COMO e PORQUE pensam assim”.
  • ItemDissertação de mestrado
    Arte no corpo da escola pública: um exercício de “esperançar” atravessado pela pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-20) Sousa, Ana Lara Henriques de [UNESP]; Vilela, Lilian Freitas [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa originou-se de um projeto de iniciação artística nas linguagens de dança e teatro, denominado Arte no Corpo, iniciado nos primeiros meses do ano de 2020, na EMEF Prof. Dr. Valter Paulino Estevam no CEU Parque Anhanguera, na região do Morro Doce - Zona Oeste de São Paulo. Após o fechamento da escola em decorrência das medidas sanitárias dadas pelo controle da pandemia de Covid-19, o projeto sofreu diversas transformações e, como forma de aprofundar estudos teóricos a respeito do ensino de artes do corpo na escola pública e os atravessamentos da pandemia, o projeto Arte no Corpo se estabeleceu como uma pesquisa acadêmica. No ano de 2022 o projeto foi organizado através da metodologia qualitativa no modelo de uma pesquisa-ação com proposição de novos olhares e ações que pudessem contribuir para um retorno presencial afetivo na escola. A pesquisa foi realizada com uma turma de, aproximadamente, trinta e duas crianças, do terceiro ano do Ensino Fundamental, com idades entre oito e nove anos. O desenvolvimento do projeto consistiu na realização de práticas pedagógicas envolvendo as artes do corpo distribuídas em quatro momentos de experimentação artística denominadas de Estação Sentir, Mover, Brincar e Criar. O trabalho compartilha desafios, mudanças e experiências vividas ao longo do desenvolvimento do projeto atravessado pelos planejamentos e ações interrompidas no ano de 2020 e 2021 e sua realização em 2022. Com os dados coletados através de registros das Estações, fotografias, desenhos e falas das crianças, a pesquisa propõe uma leitura interpretativa sobre as reverberações de sua existência na vida escolar das crianças participantes. Como resultado nota-se a construção de autonomia criativa das crianças durante os encontros, o crescimento de vínculo e pertencimento ao espaço escolar e nas relações de grupo, aumento das possibilidades de movimentação e exploração do corpo e dos espaços da escola e transformações significativas na minha atuação docente, como a importância da escuta dos educandos e da valorização de suas expressões artísticas no projeto Arte no Corpo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Menines borboletas: memórias, imagens e narrativas dissidentes na arte-educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Nascimento, Thiago; Lima, Sidiney Peterson Ferreira de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa é resultante dos processos de investigação sobre memórias, imagens e narrativas dissidentes LGBTQIAPN+ na arte-educação, no contexto escolar através de propostas artístico- pedagógicas, considerando as subjetividades des alunes. Parto da reflexão do meu corpo dissidente, homossexual e que já foi criança na escola pública, sobrevoando cartografias afetivas de histórias que vivenciei ainda como aluno e mais tarde como arte educador. Os processos de arte educação realizados nos espaços escolares tiveram como principal condutora a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, oportunizando outras perspectivas, principalmente, sobre como a contextualização pode ser reconfigurada através de discursos das corpas dissidentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sopra flautas: uma experiência mediada pela tecnologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-25) Miotto, Milena [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Sopra Flautas é um concerto didático com atividades de educação musical que foi convertido do formato presencial para o virtual. A proposta pedagógica foi elaborada para atender o ensino fundamental e as atividades foram montadas para serem compartilhadas com os professores que trabalham música em sala de aula. Foram elaborados cinco vídeos com diferentes temas e uma atividade a ser executada pelo professor e estudantes. Os vídeos tem como objetivo conhecer diversas culturas, principalmente aquelas que constituem a identidade brasileira, estimulando a utilização da imaginação para se expressar e experienciar a música. O Sopra Flautas é fundamentado nas ideias de Paulo Freire e Keith Swanwick com ênfase em uma preocupação educativo-crítica. Também são de fundamental importância as reflexões sobre a prática musical, sempre respeitando o domínio musical de cada um dos estudantes, e a compreensão de que os sons podem transformar-se em experiências significativas relacionadas às histórias culturais e pessoais. Participaram deste projeto quatro escolas da rede pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, com perguntas e respostas fechadas, e de uma entrevista virtual com os professores, contendo perguntas e respostas abertas. Este trabalho contribui significativamente com a busca e a produção de materiais que auxiliem os professores remotamente, explorando o uso da tecnologia para levar a arte e a cultura às regiões mais distantes a um custo baixo, bastando apenas que a escola possua um computador ou uma televisão em que o professor possa apresentar os vídeos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Má educação: ações deseducadas para a (sobre)vivência do corpo docente-dissidente na escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-03) Canabarro, Bruno da Silva [UNESP]; Andrade, Carolina Romano de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa foi realizada dentro da linha: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, refletindo sobre as formas de supravivência do corpo docente-dissidente na escola pública a partir de ações performativas e questionando como corpos dissidentes - entendido como corpos que escapam/divergem da normatividade e que são marcados identitariamente por gênero, sexo, classe social e etnia (minorias politicamente oprimidas) - que ocupam a educação pública e são constantemente pressionados a fim de serem expelidos dela, friccionando a pedagogia da sala de aula (de uma escola pública do município de São Paulo) e a atuação artística do autor em teatro e performance. Assim, este trabalho versa, especificamente, sobre o corpo docente-dissidente sexual e de gênero e propõe-se, então, em diálogo com obras de Jorge Larrosa, reflexões acerca da vivência do corpo artista-professor-viado do autor que habita a educação com ações artísticas/atos performativos realizados dentro da escola, flertando com os pensamentos político-poéticos de Eleonora Fabião. Contudo, registra-se neste trabalho: a trajetória do autor que fricciona a performatividade na educação; a investigação sobre estratégias de sobre/supra/vivência na escola pública; e as ações performativas realizadas. A partir da cartografia performativa enquanto proposta metodológica, foram elaboradas ações-movimentos-atos artísticos que propunham experiências e outras leituras do mundo a fim de pensar como este corpo docente-dissidente viado, inserido no sistema educacional brasileiro contemporâneo, apesar de tudo, (sobre)vive.
  • ItemDissertação de mestrado
    Obra de arte total na sala aula: uma proposta pedagógica para o ciclo de alfabetização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-19) Mattos, Lenara Abreu de [UNESP]; Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, em formato de dissertação, discorre sobre o conceito de Obra de Arte Total e sua possibilidade de aplicação como proposta pedagógica na aula de arte do ensino básico regular. Para isso, utilizo de uma aproximação/apropriação do método de Marx e desenvolvo um percurso argumentativo para captar a essência da Obra de Arte Total mediante revisões bibliográficas. Para realizar esta construção para fins didáticos, utilizo a tipologia de Odo Marquard. A palavra Gesamtkunstwerk (Obra de Arte Total), cunhada por Carl Friedrich Eusebius Trahndorff e desenvolvida por Richard Wagner na esfera do conceito no contexto histórico da revolução liberal que imbuiu o movimento romântico, também nos serviu para a fundamentação teórico-crítica. Outro recurso para a concretização da proposta foi a abordagem marxista e metodológica de pesquisa de apropriação. Como o objetivo central é criar um plano de unidade para as propostas de planejamento vinculadas ao conceito de Obra de Arte, utilizo a pedagogia histórico-crítica de Saviani. Para melhor entendimento desta proposta pedagógica, faço a descrição das atividades na escola EMEF Jd. Silva Teles, considerando os problemas sociais e relevantes que existem na comunidade e na sociedade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Vecchio, Thabata [UNESP]; Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta pedagógica a fim de contribuir com a democratização da linguagem do audiovisual nas escolas através do ensino do documentário, além de estimular narrativas pessoais por meio de produções autorais e biográficas dos estudantes. Buscou-se compreender a investigação autobiográfica como desenvolvimento de consciência crítica de existência, fomentando a percepção da própria história como documento importante para o conhecimento da história do mundo. Mediante a análise do termo “Autobiogeografia” de Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (2017), foi desenvolvido um material chamado “manual de autodocumentação” destinado a educadores interessados em abordar o tema no chão da escola. Este manual apresenta propostas de vivências práticas de registros audiovisuais que foram inspiradas na metodologia do Lentes Periféricas, coletivo de audiovisual formado em 2014 por jovens interessados em utilizar a linguagem como ferramenta de arte e crítica social. O coletivo propõe abordar diferentes temas acerca das periferias e de corpos periféricos, comuns às relações de seus próprios integrantes, assim como compreender a prática do cinema como uma das principais formas de aprendizagem e democratização da linguagem. Compreendeu-se como principais referências teóricas Rosalia Duarte (2002) e Adriana Fresquet (2013) para os estudos da relação do cinema com a escola; Bill Nichols (2005) nas especificidades da linguagem do documentário; Cezar Migliorin (2014) no compreender a prática do ensino do documentário e, Paulo Freire (1997) como fundamento dos processos de autonomia dos estudantes, supervalorizando a identidade e, potencializando-os como sujeitos críticos e pertencentes à sociedade ao investigar a sua própria história.
  • ItemDissertação de mestrado
    Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-03) Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]; Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação busca entender o processo de ensino musical quando são utilizados instrumentos de metal, sendo eles o Eufônio, o Trombone, a Trompa, o Trompete e a Tuba, tendo como objeto de estudo o Programa Música nas Escolas, da cidade de Santana de Parnaíba – SP. Após o entendimento das metodologias utilizadas, proponho um método para utilização dentro do projeto, onde se encontram todas as adaptações e caminhos mais fáceis para a realização do ensino de música para jovens. Tendo como local de trabalho a rede municipal de ensino, o foco principal são alunos do fundamental 2 e ensino médio. Esta pesquisa e o método Avante têm como fundamentação teórica Swanwick (1979, 2003), utilizando-se de seu modelo C(L)A(S)P como base para o desenvolvimento do estudo e do método apresentado. Também são fundamentais para a elaboração deste trabalho Barbosa (1998), Lautzenheiser, Higgins, Menghini, Lavender, Rhodes e Bierschenk (2004), assim como Pearson (1993). Como base educacional temos Joly (2007, 2001 e 2018), Cruvinel (2005, 2006), Fonterrada (2015), Freire (2004) e Lima (2018 e 2019). Para compreender os aspectos sociais e motivacionais, são referências Amato (2007), Hume (2004), Kater (2004), Oliveira (2014), Hidi e Renninger (2006). A pesquisa conta com quatro capítulos onde são explanadas as metodologias utilizadas no Programa Música nas escolas e, ao final, como apêndices, constam os métodos elaborados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Urgência: imagens e montagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-29) Brandelli, Luisa [UNESP]; Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Urgência: imagens e montagem é um estudo sobre imagens. Trata-se de buscar compreender de que forma as imagens visuais produzem significado. Com esta busca, cheguei a um lugar em que o significado das imagens não é fixo e depende do que vai ser justaposto a elas, seja texto como narrativas ou legendas, texto como novas imagens ou outras imagens visuais. Esta justaposição é o exercício de montagem. A montagem pode ser didática (neste estudo nomeada como montagem linear) ou não didática (nomeada como montagem de contrastes). Urgência é também o título do trabalho prático em formato de revista, resultado da pesquisa teórica que o antecedeu. Em formato impresso, a revista procura pôr em prática o processo da montagem de contraste apresentada no trabalho. O método de montagem do cinema foi aplicado à revista por esta ser, assim como o cinema, uma sequência de imagens. No caso de uma revista, enfatiza-se ainda mais o contraste entre as imagens por supor uma imagem ao lado da outra simultaneamente (em uma revista aberta temos duas páginas lado a lado), assim como uma sequência maior, ao se considerar a revista como um todo.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino de arte e a educação de jovens e adultos na perspectiva do currículo integrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-27) Correia, Flávia Gonzales; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa foi realizada com objetivo de estabelecer um diálogo entre a Arte e a Educação de Jovens e Adultos. Para isso houve a necessidade de refletir sobre o planejamento pedagógico do ensino de arte nesta modalidade de ensino e em como relacionar os conhecimentos artísticos aos temas interdisciplinares. O referencial teórico se dá principalmente pelo trabalho de Paulo Freire e Ana Mae Barbosa bem como no movimento de reorganização curricular ocorrido na rede na municipal de Santo André, que aborda os conceitos de Currículo Integrado, Ominilateralidade do Ser e do Trabalho como princípio educativo e se baseia na experiência dos Ginásios Vocacionais paulistas da década de 1960. Propõe, a partir da Abordagem triangular do ensino de arte propostas pedagógicas dialéticas que visam integração curricular por meio da arte, por conseguinte criar laços de pertencimentos estabelecidos por uma prática crítica, criativa e reflexiva. Seus critérios metodológicos e de avaliação se dão sob a pesquisa-ação e a avaliação dialógica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Professora curadora: escolhas e reflexões sobre o ensino de Arte na Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-30) Junqueira, Isabela Preto; Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa foi realizada em diferentes escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Votuporanga-SP, entre os anos de 2018 e 2020. Teve como objetivo a reflexão sobre o papel da professora de Arte na Educação Infantil como curadora. E, a partir da elaboração de uma metodologia baseada em Corpos, Materiais, Tempos e Espaços, analiso a proposição de experiências estéticas como mediação dos processos de Ensino e Aprendizagem em Arte com crianças de 2 a 5 anos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-05) Nagasawa, José Juliano [UNESP]; Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos a buscar o fenômeno cênico propenso, por vezes, a descolar-se da epistemologia e das expectativas que podemos ter enquanto profissionais da Educação. E no encontro em diferentes âmbitos de uma escola pública, este trabalho relata a prática de um professor-artista indo de proposições cênicas em sala de aula à criação de um projeto de extensão que originou um grupo de teatro com alunos e a comunidade em geral. Neste desafio, instiga-se o acontecimento mensurado como factível experiência.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-30) Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-05) Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos; Andrade, Carolina Romano de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Experimentos sonoros: uma proposta para a educação musical no Ensino Médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-08) Silva, Cícera Aparecida Rodrigues [UNESP]; Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa buscou investigar se a criação e construção de instrumentos musicais não convencionais e/ou alternativos, junto aos experimentos sonoros, às improvisações, podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem musical na fase final do Ensino Médio, como subsídio ao ensino da música contemporânea. A dissertação tem como fundamentação teórica as pesquisas e produções de Schafer (1991; 2009; 2011); Akoschky (1988; 2002; 2003; 2015) e Sardo (2002; 2015; 2019; 2020), e os estudos sobre formação docente de Mateiro (2015), França e Swanwick (2002), França (2006; 2014), Fernandes (2011; 2012), Penna (2002; 2006). A metodologia qualitativa, estudo de caso envolveu questionário para identificar o perfil das turmas, fotos e observação dos alunos durante os momentos de estudos de música contemporânea, paisagem sonora, cotidiáfonos e experimentações/improvisações com instrumentos musicais alternativos e/ou não convencionais na Escola Estadual Monsenhor José Paulino na cidade de Pouso Alegre – Minas Gerais. A investigação também demandou estudos sobre a arte sonora e sobre a física aplicada à música, assim como testes e experimentações de diferentes materiais. Envolveu intensa busca de modalidades, sonoridades, estéticas, materiais, formas e técnicas para produção de instrumentos musicais não convencionais e/ou alternativos. Resultaram trinta instrumentos, vinte e nove de percussão e um de cordas. A construção da harpa exigiu várias tentativas devido às questões estética, estrutural e sonora. O xilofone e os tubos sonoros também demandaram estudos sobre a física aplicada à música assim como o processo de construção dos demais instrumentos de percussão exigiu experimentações de muitos materiais. Concluiu-se que os experimentos sonoros com instrumentos não convencionais e/ou alternativos contribuem para o ensino da música para os alunos do Ensino Médio, por possibilitarem a vivência da apreciação musical, contextualização, composição e performance, aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem musical. A pesquisa demonstrou ainda que a produção de instrumentos musicais não convencionais e/ou alternativos é uma ação contínua de construção, desconstrução, reelaboração, que exige do educador e dos alunos persistência neste processo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Eh Boi!: uma proposta de trabalho em Artes Cênicas com crianças da Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-09) Pinto, Robson Alex de Jesus [UNESP]; Andrade, Carolina Romano de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente proposta busca possibilidades de trabalhar o teatro com crianças da Educação Infantil de maneira que as linguagens das artes cênicas dialoguem com os pressupostos dessa etapa da educação. Para tanto, apresento um projeto piloto desenvolvido na unidade escolar EMEI CEU Pera Marmelo, localizada na região do Jaraguá, com crianças de cinco anos. Nesse processo, o exercício de escuta e a participação ativa das crianças nas escolhas e decisões constituíram o projeto no qual houve uma aproximação com a cultura popular e o auto do Bumba meu boi nos moldes apresentados no Maranhão e representado em São Paulo pelo grupo de danças tradicionais Cupuaçu. A partir disso, desenhou se uma estrutura de doze encontros, divididos em dinâmicas de aquecimento, jogos teatrais, brincadeiras tradicionais e momentos de rodas de conversa para reflexões sobre os momentos vivenciados. Durante a aplicação do projeto piloto, os encontros foram registrados em um diário de bordo em que foi considerado o que foi planejado, as alterações ocorridas, reflexões e as possíveis modificações a ser apresentadas em uma possível nova edição do projeto. Esse projeto piloto desenvolvido no primeiro semestre de 2019 criou um ambiente sensível e criativo, buscando promover o protagonismo infantil para a apresentação do “Auto do Bumba meu boi” pelas crianças para os demais alunos da unidade escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Percursos de um arte-educador: a arte de se constituir educador nas práticas de ensino de teatro com crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-24) Silva, Francisco Souza da [UNESP]; Cabrera, Theda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho é resultado de reflexões enquanto professor de Arte sobre a experiência da prática teatral com crianças de 07 a 10 anos das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma Unidade de Ensino do município de Cubatão/SP. Nos processos de ensino desenvolvidos buscou-se compreender como as narrativas das crianças, criadas por meio do jogo de improvisação possibilitam o aprendizado prático das artes cênicas e também oportunizam um espaço de fala das crianças sobre seus cotidianos. O cultivo de formas de expressão artística pelas crianças se amalgama com suas reflexões sobre a vida cotidiana, acompanhadas de uma reflexão do pesquisador sobre o encontro da arte com a sua função social. A investigação etnográfica como prática metodológica durante o percurso se converteu numa autoetnografia da constituição de um educador-artista-antropólogo. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram: 1) a parte empírica da pesquisa: jogos de improvisação junto às crianças de 7 a 10 anos durante as aulas regulares de Arte na mencionada instituição; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico da arte-educação e, mais especialmente do teatro-educação e da antropologia. A dissertação se apresenta, respectivamente, com dois níveis narrativos: um primeiro nível com a descrição das principais práticas e um segundo nível com as reflexões decorrentes do trabalho de investigação. A estrutura de jogos de improvisação utilizadas nessas práticas oportunizou aos educandos e ao educador lerem seus mundos e também, em menor medida e mais modesta envergadura, recriar e criar nossos mundos. O pesquisador conseguiu perceber e conhecer melhor quais estratégias adotar e um estilo próprio de conduzir, além de desenhar aquele educador que almeja ser. Nesse percurso foi-se reconhecendo um entrelaçamento da prática em sala de aula com o pensamento freiriano sobre autonomia das crianças nos processos educativos, na dialética de ensinar a aprender e aprender a ensinar que vai além dos conhecimentos estruturados nos currículos oficiais e perpassa as maneiras de compartilhar conhecimento.