Utilização de cartografia e geotecnologias para o ensino da geografia: experiências do projeto GEOENCART

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Leme, Alexandre Magnum [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper wants to show the importance of cartography for learning geography discipline, analyzing the development of this area of knowledge over time, as well as the profound changes experienced by this science in order to understand the contemporary world scene, each time more rooted in information technology. In the contract guidelines of the State of São Paulo, from elementary school II as the Middle school, even when a learning situation is not focused on the cartography itself, it is used as a facilitator for other issues such as the IHD - Index Human Development, religions, economics, among others. Based on the current importance of cartographic concepts that are worked on all volumes of the contract guidelines of the State of São Paulo, it is considered necessary to stimulate the student an affinity for Cartography in the sense of understanding of its concepts and language, expressed, for example, in maps and charts. In the current setting, surrounded by information technology also adds up the importance of geotechnology as support for teaching. The geography teaching methodologies exponentially expand over time due to the capacity of technological developments, especially with regard to cartography, Digital Cartography and Mapping on the Internet, and other Geotechnologies. This work is the result of the experience of the Geoencart, which was held a training course in Cartography and Geo students from public school teaching Eng. Foot Rubens Guimarães, which were detailed knowledge of Cartography and Geo teaching fundamental, through new teaching methods provided by information technology, created based on the demands observed in the student notebook
O presente trabalho visa demonstrar a importância da Cartografia para o aprendizado da disciplina Geografia, analisando o desenvolvimento desta área do conhecimento ao longo do tempo, bem como as profundas modificações sofridas por esta ciência, a fim de acompanhar toda a conjuntura do mundo contemporâneo, cada vez mais enraizado nas tecnologias de informação. Nos cadernos do Estado de São Paulo, tanto do ensino fundamental II quanto do ensino Médio, mesmo quando uma situação de aprendizagem não está voltada para a Cartografia em si, esta é utilizada como facilitadora para outros temas, como o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, Religiões, Economia, dentre outros. Tendo como base a importância atual dos conceitos Cartográficos que são trabalhados em todos os volumes do caderno do Estado de São Paulo, considera-se necessário estimular no aluno uma afinidade com a Cartografia, no sentido da compreensão de seus conceitos e sua linguagem, expressos, por exemplo, nos mapas e gráficos. Dentro do cenário atual, cercado pelas tecnologias da informação adiciona-se ainda a importância das geotecnologias como subsídio para o ensino. As metodologias de ensino de Geografia se ampliam exponencialmente com o passar do tempo, devido à capacidade de avanços tecnológicos, principalmente no que diz respeito à Cartografia, a Cartografia Digital e a Cartografia na Internet, além de outras Geotecnologias. Este trabalho é resultado da experiência do projeto Geoencart, no qual foi realizado um curso de capacitação em Cartografia e Geotecnologias a alunos da rede pública de ensino da escola Eng. Foot Rubens Guimarães, onde foram aprofundados conhecimentos da Cartografia e das Geotecnologias no ensino fundamental, através de novas metodologias de ensino proporcionadas pelas tecnologias da informação, criadas a partir das demandas observadas no caderno do aluno

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Cartografia, Material didático

Como citar

LEME, Alexandre Magnum. Utilização de cartografia e geotecnologias para o ensino da geografia: experiências do projeto GEOENCART. 2015. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.