Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Autores

Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Environmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants.
Iniciativas em educação ambiental podem trazer soluções para alguns problemas relativos ao meio ambiente e dessa forma amenizar os prejuízos causados pelo homem. A praça pública assim como outros espaços urbanos podem servir de material para o desenvolvimento de programas de educação ambiental com o envolvimento dos professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças públicas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a participação de professores e alunos do ensino fundamental, bem como incentivar a análise crítica do ambiente urbano. Para tanto se pesquisou amplamente a história do município de Botucatu-SP envolvendo os escritores locais, bem como todo material histórico ainda preservado no Centro Cultural dessa cidade. Foram também investigados trabalhos relacionados às atividades em locais públicos e com abordagem histórica de relevância para a população. Professores e alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental foram submetidos às atividades na Praça Rubião Júnior de Botucatu. Os resultados foram avaliados segundo as impressões dos envolvidos.

Descrição

Palavras-chave

Environmental education, Teachers, Public square, Urban environment, Biológicas/ Educação, Educação ambiental, Professores, Praça pública, Ambiente urbano

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.