Breve perfil das atividades de extensão nas unidades da UNESP, câmpus de Araraquara: um enfoque na transferência de tecnologia e conhecimento

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Data

2004

Autores

Fonseca, Sérgio Azevedo [UNESP]
Lorenzo, Helena Carvalho de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The article reports the results of a research that sought to identify the potential of four faculties at the Araraquara campus of UNESP in regard to extension activities. The focus was in technology and knowledge transfer to external partners, as a factor stimulating innovation. As a first step, in a conceptual approach, a typology of university extension activities was developed, placing the actions directed to technology and knowledge transfer in an appropriate context. Next, the article analyses the results of the research, based on qualitative methodology. The data were collected from secondary sources, available in the projects’ files at each faculty, and from primary data, obtained through semi-structured interviews with faculty directors, project coordinators, technical and administrative personnel, and students leading junior enterprises. The results reveal that, among the five categories of extension activities initially identified, one is little adopted by the faculties; it was revealed that contacts with external partners are still limited in scope, have short duration, and are informal and non-institutionalized. Another instigating fact shown is the low level of contacts and articulation among the faculties themselves, regarding joint projects. Among the main reasons for the low performance regarding external partners and interaction among faculties, the following should be mentioned: a) absence of internal mechanisms, capable of facilitating and fomenting interaction and cooperation; b) an organizational culture, characterized by resistance in partnership building, especially with business; and c) the restrictions on professors’ work contracts, imposing difficulties to the development of projects with external partners. The preliminary, limited and exploratory character of the research prevent us from presenting conclusive statements. What became clear was the necessity to deepen the investigation, especially in regard to the perspective of external institutions, the effective or potential partners of UNESP’s faculties.
O artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve, como objetivo central, identificar o potencial de contribuição das quatro unidades da UNESP, do câmpus de Araraquara, para a transferência de tecnologias e conhecimentos a parceiros externos, como fator indutor à geração de inovações. Como passo inicial, numa abordagem conceitual, procurou-se estabelecer uma tipologia das atividades de extensão universitária, situando nesse contexto as ações voltadas para a transferência de tecnologia e conhecimento. Na seqüência, o texto enfoca os resultados da pesquisa, realizada em conformidade com o método qualitativo: na sua condução foram coletados dados secundários, extraídos dos arquivos de projetos de extensão das unidades, e dados primários, obtidos pela aplicação de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes das unidades, coordenadores de projetos, pessoal técnico-administrativo e estudantes dirigentes de empresas juniores. Os principais resultados encontrados revelam que, dentre as cinco categorias de atividades de extensão tipificadas, aquela investigada mais a fundo na pesquisa ainda é insuficientemente explorada pelas unidades, especialmente diante do potencial existente. Embora os dados coletados tenham refletido números expressivos, constatou-se que os contatos estabelecidos com parceiros externos são, na grande maioria, pontuais, de curta duração, informais e não institucionalizados. Outro fato instigante apurado diz respeito à baixa interlocução e articulação entre as unidades, para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Dentre as possíveis razões identificadas, que estariam na origem tanto do distanciamento institucional das unidades em relação aos potenciais parceiros externos, como da baixa interação entre elas, podem ser mencionadas: a) a inexistência de mecanismos internos, facilitadores e indutores à interação e à cooperação; b) a presença de uma cultura interna de resistência ao estabelecimento de parcerias, especialmente com o meio empresarial; c) as restrições próprias do regime de trabalho docente, que impõem dificuldades ao desenvolvimento de projetos com parceiros externos. O caráter ainda preliminar, limitado e exploratório da pesquisa dificulta a proposição de afirmações conclusivas. O que ficou explicitada foi a necessidade de aprofundar a investigação, especialmente no que diz respeito à busca das visões de instituições externas, parceiras efetivas ou potenciais das unidades.

Descrição

Palavras-chave

University extension, University-industry-society cooperation, Innovation, Technology and knowledge transfer, Exatas/ Tecnologia, Extensão universitária, Cooperação universidade empresa sociedade, Inovação, Transferência de tecnologia e conhecimento

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 2, p. 112-129, 2004.