A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental

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Data

2005

Autores

Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
Attílio, Lísia Borges [UNESP]
Cavallini, Maria Cecília [UNESP]
Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]
Mazzola, Maysa [UNESP]
Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]
Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]
Borges, Rívea Medri [UNESP]
Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]
Pupin, Nadya Carolina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001