Projeto 'escola de educadores ': a educação para a paz: possibilidades pedagógicas

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Data

2005

Autores

Cardozo, Aline Steckelberg [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Silva, Juliana de Souza [UNESP]
Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]
Govone, José Silvio [UNESP]
Corrêa Junior, José Firmino
Silva, Ilara Bellan e
Silva, Werter de Oliveira e

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto Escola de Educadores, criado em 2003, teve como premissa aprofundar o conhecimento sócio-espiritu-cultural contemporâneo sobre a educação e ser um espaço significativo para pensar nas questões relacionadas às atividades docentes com criticidade, buscando também identificar as possibilidades de ações no campo pedagógico. Uma de suas metas é refletir, permitindo a troca de experiências e saberes com vista à formação de educadores. A proposta apresentada foi gerada por um grupo de professores, estudantes e profissionais da área não escolar que em 2004 formaram o curso A Fraternidade como Prática Pedagógica , propondo como sugestão a continuidade nesse ano. A educação para a paz em sua concepção mais original consiste no diálogo entre pessoas, disciplinas e projetos que coloquem no centro de sua atenção a humanização, passando pela fraternidade pedagógica. Assim, no enfoque da fraternidade como prática pedagógica se caminhou no sentido de olhar para dentro de si com o jogo do dado do amor e agora o que se pede é que o que foi construído anteriormente, de forma não sistematizada, seja sistematizado e canalizado na prática pedagógica das disciplinas, visando a sua práxis. aprofundar o Projeto Civilizador de Chiara Lubich e congregar pessoas interessadas em associar a educação para a paz com a espiritualidade da unidade nos projetos pedagógicos de suas escolas. Através da perspectiva da prática pedagógica individual, da pesquisa-ação, mas também cooperativa e solidária, visa trabalhar o diálogo operativo em sua dimensão afetivo-moral. Os resultados preliminares enfatizam a formulação de um novo jogo do dado do amor. As suas seis faces foram nomeadas de acordo com o tema A Arte de Amar , como: Amar a todos : querer bem a cada um, independente de raça, cor, gênero ou convicção religiosa. Amar por primeiro : não esperar que o outro tome a iniciativa, usar a criatividade, re-inventando possibilidades para aprofundar o relacionamento com o outro. Ver em cada um Alguém Especial : indica o limite sem limites da responsabilidade que temos em humanizar, educar. Fazer-se um : colocar-se no lugar do outro para entender a sua realidade. Amar o inimigo : talvez não tenhamos grandes inimigos, mas há alguém que nos parece antipático, de difícil relacionamento, amar é enfrentar a dificuldade, superando obstáculos. Amor recíproco : estabelecer o processo da reciprocidade, acreditar em mim e no outro, se relacionar de maneira a criar um universo harmonioso. Outro apontamento é que com esta perspectiva pode se desenvolver na forma de projetos procurando-se resgatar valores, gerir novos relacionamentos, envolver a comunidade escolar, reflexões, atividades e ações concretas.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 124