Divulgação e motivação para o aprendizado de física

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Data

2005

Autores

Costa, Aroldo José [UNESP]
Costa, Eduardo de Jesus [UNESP]
Vacari, Fernando Celestino [UNESP]
Jordano, Amanda [UNESP]
Ribeiro, Natália Fávaro [UNESP]
Paulino, Karina Heloísa [UNESP]
Anjos, Rita de Cássia dos [UNESP]
Drigo Filho, Elso [UNESP]
Doimo, Rafael Rodrigo [UNESP]
Araujo, Marcelo Tozo de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Um problema crônico detectado no ensino da cidade de São José do Rio Preto e região está relacionado com a motivação dos alunos no aprendizado de física. Frente a esta situação elaborou-se uma estratégia para atuar diretamente na comunidade, principalmente escolar. A estratégia adotada incluiu construir um conjunto de atividades práticas de fácil manipulação. Estas práticas são deslocadas para os locais onde são abertas para que os interessados possam interagir com os experimentos. A escolha das atividades deve ser cuidadosa, para estimular o interesse e a curiosidade dos envolvidos. Atualmente há um conjunto experiências, 30 no total, especialmente montadas para este fim. Este número tem crescido na medida em que novas idéias são incorporas. Um grupo de alunos é preparado para atuar como monitores junto às experiências, seu papel é esclarecer procedimentos, explicar os conteúdos e motivar a participação das pessoas durante a realização das atividades. Além de atender as solicitações de Escolas, estas atividades têm sido levadas em eventos como Feira do Vestibular e demonstrações em praça pública. Objetivos: O objetivo principal deste trabalho é motivar a aprendizagem das ciências físicas, através de visualização e manipulação de experimentos. A abordagem adotada busca também reforçar o raciocínio dedutivo e instigar a curiosidade sobre a realidade física a nossa volta. Métodos: O método utilizado para atingir os objetivos pretendidos consiste em selecionar um conjunto de experiências e leva-las a ambientes específicos onde o público possa manusear. O público prioritário consiste em alunos de Ensino Médio e Fundamental da Rede Pública de Ensino. Vale destacar que muitas vezes as atividades desenvolvidas são tratadas em conjunto com os professores das Escolas visitadas, gerando textos, discussões e descrições, que são aproveitadas como trabalhos didáticos por parte dos alunos. A interação com as experiências e com os monitores gera questionamentos, discussões e dúvidas que constitui a base da motivação que se processa obter. Resultados: As visitas realizadas juntamente com as práticas desenvolvias têm cumprido os objetivos propostos. As atividades em geral se mostram dinâmicas com participação maciça dos envolvidos, gerando uma atmosfera bastante favorável às discussões dos conceitos físicos. É comum o surgimento de perguntas aos monitores, além de brincadeiras e desafios. Este ambiente lúdico permite explorar de maneira bastante positiva o interesse dos participantes na descoberta/reforça do conhecimento da realidade física que nos cerca.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 075