Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Autores

Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Mota, Renata Cristina da [UNESP]
Nativio, Priscila Maria [UNESP]
Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]
Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068