PET-Química no bairro 2005

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Data

2005

Autores

Souza, Tiago Pereira de [UNESP]
Ruiz, Miguel [UNESP]
Alves, Marinalva Aparecida [UNESP]
Scontri, Adriana [UNESP]
Lizier, Thiago Mescoloto [UNESP]
Arruda, Kíria Serranegra de [UNESP]
Gusmão, Tiago Nery [UNESP]
Silva, Priscila Marques da [UNESP]
Caffer, Suellen [UNESP]
Burgos, Rosilene Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nos finais de semana na cidade de Araraquara há um projeto chamado Escola da Família , onde são desenvolvidas atividades para a participação mais ativa da família dos alunos no ambiente escolar. Tendo em vista estas atividades, foi desenvolvido o projeto PET no Bairro pelos grupos PET (Programa Especial de Treinamento) da Unesp do Campus de Araraquara. O grupo PET-Química apresentou experimentos e painéis sobre os temas Doenças Associadas com a Água e Tratamento de Água , procurando orientar e conscientizar a população dentro destes temas em relação à química. A iniciativa visa à integração da Universidade com a comunidade levando o conhecimento como informação para o dia-a-dia da população. Decidido que o tema do projeto seria Higiene e Saúde , determinou-se o que cada um dos grupos PET abordariam em suas apresentações. O grupo PET-Química ficou encarregado de explanar os tópicos Doenças Associadas com a Água e Tratamento de Água . O grupo preparou dois painéis com os respectivos tópicos a serem explicados. Os alunos do grupo organizaram um experimento onde todas as etapas do tratamento de água eram demonstradas em seqüência, ajudando o público a entender o importante papel da química neste processo. Foi feita também, uma solicitação junto ao Departamento de Água e Esgoto do Município de Araraquara afim de conseguirmos larvas do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) para que os participantes do projeto conseguissem identificá-las em suas residências. O projeto foi realizado no dia 18 de junho, na parte da tarde, na Escola Estadual Professora Luísa Rolfsen Petrilli no Jardim Iguatemi da cidade de Araraquara. Alem das apresentações distribuiu-se panfletos informativos quanto a prevenção de doenças e melhor utilização dos recursos hídricos. O grupo se preocupa em levar conhecimentos ligados à Química para junto da comunidade, tendo alcançado bons resultados ao trabalhar questões ligadas ao tratamento de água e doenças associadas com a água. A novidade está em envolver as famílias dos estudantes, dando-lhes oportunidade de participar ativamente de debates que têm por base o conhecimento e a informação. O projeto teve uma boa aceitação da comunidade, ocasionando uma repercussão do trabalho realizado e fazendo com que outras escolas apresentassem interesse pela sua realização. O projeto terá continuidade durante o ano de 2005 e possivelmente no próximo ano.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 115