Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza

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Data

2016-08-09

Autores

Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo nasceu a partir da percepção do grande espaço que, atualmente, as mídias dedicam ao tema da saúde e de como, muitas vezes, a beleza parece ser um pré-requisito para que qualquer indivíduo seja reconhecido como saudável. Visto que, em grande parte, a imagem de um corpo saudável disseminada pelos meios de comunicação é constituída por corpos belos, objetiva-se, a partir desse quadro, investigar como o discurso da saúde utilizado pela edição brasileira da revista Men’s Health é construído, pois, em um primeiro momento, parece-nos que seu objetivo é o de retratar temas relacionados e pertencentes ao gênero do discurso da beleza masculina, como é possível verificar pelo conteúdo anunciado em suas capas. Para isto, primeiramente, estudamos o conceito de saúde, tomando por base a ideia de que um corpo saudável é um corpo sem doenças e, em seguida, a partir de Charaudeau, buscamos compreender como a mídia constrói seu discurso. Só então, utilizando o conceito de gênero do discurso de Bakhtin, foram analisados os discursos com os quais a revista trabalha, dando ênfase aos que estão presentes em suas capas. Concluímos que os discursos da Men’s Health fazem parte do gênero do discurso da saúde. Entretanto, a revista faz uso de um imaginário de saúde no qual a beleza é um elemento indispensável deste discurso. Isto é, há uma simbiose entre os discursos da saúde e da beleza. Porém, neste caso, a beleza é um valor simbólico voltado para a sedução e erotização do corpo saudável. Por isto, a imagem possui uma grande importância para este imaginário e uma relevante participação no discurso veiculado por esta publicação. Também foi possível constatar que este imaginário não é acessível a qualquer pessoa. Consequentemente, ele se enquadra em uma lógica de mercado na qual a saúde é o resultado de um estilo de vida permeado pelo consumo de produtos e comportamentos que conferem a seu público-alvo não só a imagem de pessoas saudáveis, mas de sujeitos bem-sucedidos.
This study was born from the perception of a large space that currently the media dedicate to the topic of health and how often beauty seems to be a prerequisite for any individual to be recognized as healthy. This is due to, in large part, the image of a healthy body disseminated by the media consisting of beautiful bodies. Within this framework, the aim of this study was to investigate whether, as indicated by its name, the Brazilian edition of Men's Health magazine belongs to the branch of publications pertaining to the health discourse genre. Conversely, at first, it might seem its goal was to portray issues belonging to the male beauty discourse genre, as can be verified by the content on their covers. For this analysis, we first studied the concept of health, based on the idea that a healthy body is a body without disease. Secondly, from Charaudeau’s framework, we seek to understand how the media construct its discourse. Only then, using the concept of Bakhtin's discourse genre, the discourses of the magazine were analyzed, with an emphasis on those present in its covers. We conclude that Men's Health’s discourses are part of the health genre. Nevertheless, the magazine makes use of a health imaginary in which beauty is an essential element of this discourse. That is, there is a symbiosis between the discourses of health and beauty. However, in this case, beauty is a symbolic value related to the seduction and erotization of the healthy body. Therefore, the image has a great importance to this imaginary and a relevant participation in the discourse conveyed by this publication. The analysis also showed that this imaginary is not accessible to everyone. Consequently, it meets a market logic in which health is the result of a lifestyle permeated by product and behavior consumption which give the magazine’s target audience not only the image of healthy people, but also of successful individuals.

Descrição

Palavras-chave

Saúde, Mídia, Discurso, Imaginário, Healthcare, Media, Discourse, Imaginary

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