Descaminhos da experiência: uma jornada de investigação com estudantes na construção de sentidos na e para a experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-16

Autores

Neris, Rodrigo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho relata a pesquisa de um professor sobre a experiência estética em sua pratica docente, a qual apresenta uma abordagem sobre experiência, educação e ensino de arte na perspectiva do par experiência/sentido proposto por Jorge Larrosa Bondía. No percurso de investigação, o professor criou um grupo de pesquisa com alguns de seus estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Heloiza Therezinha Murbach Lacava, em Santa Bárbara d’Oeste/SP. Com apoio teórico de John Dewey, Jorge Larrosa Bondía e Jacques Rancière, o texto apresentado na dissertação articula três vozes: a dos pensadores e filósofos, a do professor de arte e pesquisador e a dos estudantes do grupo de pesquisa em seus processos de reflexão e investigação da temática, imbricando as principais ideias em desenvolvimento na narrativa aos textos A função da Arte 1 de Eduardo Galeano e Onda de Susy Lee, evocados como metáforas por sua força poética, a lhes conferir corpo e lhes alimentar de sentidos. Em meio a experiência vivenciada pelo professor e pelos estudantes no grupo de pesquisa, desenvolve-se condições que possibilitam tecer algumas considerações que contribuem para a compreensão das ideias de ignorância do mestre e emancipação, apresentados por Rancière.
This work reports a teacher’s research about the aesthetic experience in his professional practice, which presents an approach about experience, education and art education using the pair experience/sense suggested by Jorge Larrosa Bondía. On the investigation route, the teacher has created a research group with some of his High School students from the public school Professora Heloiza Therezinha Murbach Lacava, in Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo state. With the theoretical support from John Dewey, Jorge Larrosa Bondía and Jacques Rancière, the text presented on this thesis articulates three voices: the one from the thinkers and philosophers, another one from the art teacher/researcher and a last one from the students taking part in the research group during their reflection processes and this theme’s investigation, interrelating the main ideas being developed in the texts A função da Arte 1 from Eduardo Galeano and A Onda from Susy Lee, mentioned as metaphors because of their poetic strength, vesting matter in them and feeding them with senses. Among the experience lived by the teacher and the students from the research group, conditions are developed to comment on some considerations which contribute to the understanding of the concepts of master’s ignorance and emancipation presented by Rancière.

Descrição

Palavras-chave

Experiência estética, Ensino de arte, Grupo de pesquisa com estudantes, Proposição, Mestre ignorante, John Dewey, Jorge Larrosa Bondía, Jacques Rancière, Aesthetic experience, Art Education, Students research group, Proposition, Ignorant master

Como citar