A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior

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Data

2016-11-25

Autores

Pereira, Livia Marsari [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diante da recente expansão do ensino Superior de Moda no Brasil e sua regulamentação, a prática educativa procura adequar-se às novas necessidades e reorganizar estratégias no intuito de adaptar-se as atuais diretrizes. A apropriação de conteúdos do Design no ensino da Moda traz à academia necessidades e possibilidades de ajustes de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, a Programação Visual, conteúdo inerente ao Design, pode trazer contribuições efetivas no processo de desenvolvimento do vestuário e no planejamento das informações para a produção e comercialização desses produtos. A concepção de projetos visuais no âmbito da Moda pode ser auxiliada ainda por algumas especialidades do Design como: o Design Gráfico, Design de Superfície e o Design da Informação, que também se utilizam dos fundamentos da Programação Visual. Pautado nessas observações, esta pesquisa tem por objetivo delinear diretrizes de ensino que reúna conhecimentos da Programação Visual com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação ao projeto de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação teórico-prática de raciocínio indutivo, dividida em Pesquisa Teórica e Pesquisa de Campo. Como desfecho foi estabelecida uma proposta de Diretrizes de ensino para cursos superiores de Moda baseada nos fundamentos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação para aplicar às necessidades dos projetos visuais constatadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda.
Before the recent expansion of the High fashion education in Brazil and its regulation, the educational practice seeks suit new needs and reorganizing strategies in order to adapt to these new guidelines. The appropriation of design content in the teaching of Fashion brings the academic needs and possibilities for adjustments to their techniques and processes. In view of this joint, Visual Programming, content inherent in the Design, can bring effective contributions in the clothing development process and planning information for the production and marketing of these products. The design of visual projects under Fashion can be aided also by some specialties like design: Graphic Design, Surface Design and Information Design, which also used the fundamentals of Visual Programming. Guided by these observations, this research aims to outline teaching guidelines gather knowledge of Visual Programming in order to adapt and incorporate fundamentals and methods of Graphic Design, Surface Design and Information Design to fashion product design. Therefore, there was a theoretical and practical research of inductive reasoning, divided in Theoretical Research and Field Research. As outcome was established a proposal of teaching Guidelines for higher education courses in Fashion based on the fundamentals of Graphic Design, Design Surface and Design of Information to apply to the needs of visual projects identified in development of fashion products.

Descrição

Palavras-chave

Design de Moda, Projetos visuais, Diretrizes de ensino, Cursos superiores de Moda, Fashion Design, Visual Projects, Teaching method, Higher courses of Fashion

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