Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde integral e do resgate da cidadania

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Data

2013

Autores

Daher, Solange Ramires [UNESP]
Nogueira, Suellen Cristina Alves [UNESP]
Manoel, Rafaela Florentina [UNESP]
Corvino, Danilo Marchesotti [UNESP]
Chaves, Bruna Mathias Broca [UNESP]
Silva, Pamela Bernardes da [UNESP]
Domingues, Flávia Feullner [UNESP]
Bérgamo, Lívia Nogueira [UNESP]
Mota, Viviane Gasparini [UNESP]
Jorge, Danilo Nogueira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O papel da Universidade, em trazer perspectivas melhores de vida e saúde para a sociedade, e da Extensão, no fomento ao Ensino, Pesquisa, Assistência, Gestão e mais Extensão, são fundamentais. Considerando o ser humano como ser dialógico, reflexivo, capaz de criar e desenvolver seu potencial, e não apenas mero espectador, e com a finalidade de estimular isso em alunos e cidadãos, bem como contribuir na mudança de paradigmas em saúde e educação, propusemos compartilhar e construir aprendizado em saúde integral e cidadania. Objetivos: Contribuir para melhorar a vida e a saúde integral da sociedade, em mão dupla universitários-comunidade. Compartilhar conhecimentos; vivenciar a realidade e o desenvolvimento do processo saúde-doença; levantar demandas; realizar trabalhos científicos, dar feed-back acadêmico; formar profissionais mais voltados às necessidades da população, com compreensão e atitudes em saúde integral; realizar e promover educação, capacitação, desenvolvimento de talentos, inclusão social e no mercado de trabalho; fortalecer autoestima, criatividade, empreendedorismo e consciência cidadã. Métodos: Enfoque contínuo com crianças, e pontual com as famílias do Jd Santa Elisa, Botucatu-SP, aplicando conceitos de saúde (OMS, 1986), ensino (DCN, 2001), inteligências múltiplas (Antunes,2001, Gardner, 2003), Pedagogia (Freire,1996), e a visão profissional e de mundo dos participantes. Estudantes, funcionários, docentes e parcerias, realizam, há11anos atividades culturais, científicas e tecnológicas: oficinas socioeducativas com práticas pedagógicas por faixa etária (<7anos, 7a10anos, >10anos), utilizando teorias, atividades lúdicas e lazer como estratégias de aprendizado em saúde integral e cidadania; levantamento de demandas (diálogo, caminhada transversal, cadastros, trabalhos científicos, reuniões); atividades de capacitação e geração de renda. Resultados: cadastros no bairro (> educação, capacitação, emprego e renda); trabalhos científicos ( infraestrutura, limpeza, educação, capacitação e lazer); reuniões; oficinas socioeducativas: prevenção de verminoses, zoonoses, acidentes na infância, hipertensão, diabetes, drogas e dengue; alimentação saudável, higiene, saúde bucal, valores, direitos humanos, empreendedorismo; feira de saúde e cidadania; criatividade, lazer, educação, artística, musical, cultural e ambiental, capacitação e geração de renda; criação de novos projetos. Prática universitária que forma profissionais mais cidadãos, humanos, competentes, críticos, compromissados, lideres, e comunidade com maior autoestima, renda, melhor vida, saúde. Ambos constroem cidadania e habilidades crescentes.

Descrição

Palavras-chave

Saúde integral, Educação, Prevenção, Cidadania, Direitos humanos

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09774