Projeto reviva educa: educação ambiental

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Data

2013

Autores

Forti, Raquel da Costa [UNESP]
Martinelli, Tais de Amorim [UNESP]
Medeiros, Paula Cristina Santos [UNESP]
Antunes, Maria Lúcia Pereira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Ter acesso, através da educação ambiental, a uma vivência integrada com o meio ambiente, a fim de perceber a importância de sua preservação, é um direito de todo cidadão. A Universidade tem papel fundamental nessa questão, pois pode contribuir através de projetos de extensão com aprendizado e conscientização de práticas que melhorem a convivência e o respeito ao meio ambiente. Nesse contexto, foi criado, em 2007, no Campus de Sorocaba, o projeto de extensão "Reviva Educa". Desde então, vem sendo desenvolvido atividades de educação ambiental com crianças de instituição de caráter educacional da cidade de Sorocaba. Desta forma o projeto contribui com a formação do engenheiro em desenvolver e aplicar projetos de educação ambiental que atendam e contribuam com a comunidade e o desenvolvimento socioambiental das crianças. Objetivos: Desenvolver com as crianças atividades lúdicas e oficinas planejadas para que desta forma se promova a conscientização a respeito das questões ambientais, além de inseri-los na sociedade e mostrar a responsabilidade que têm no ambiente em que vivem. Métodos: As atividades de educação ambiental do projeto "Reviva Educa" tem ocorrido semanalmente, aplicadas pelos alunos do curso de Engenharia da UNESP de Sorocaba, sob a coordenação de alunos bolsistas do projeto. Todas as atividades são planejadas previamente e registradas em portfólio, para que possam ser divulgadas a comunidade através do site do projeto que esta sendo construído para divulgação na internet. Resultados: As atividades são realizadas com grupos de treze crianças em média, na faixa etária de nove a treze anos. As atividades versam sobre os temas de meio ambiente e cidadania, destacando-se os seguintes assuntos: biodiversidade, resíduos sólidos, poluição, e boas práticas ambientais. Geralmente são utilizados materiais simples e lúdicos que permitem a fácil visualização das crianças sobre a temática. Alem disso, são realizadas atividades de interação entre as crianças e os voluntários do projeto, chamadas quebra-gelo. Com o objetivo de ampliar a divulgação das atividades desenvolvidas no projeto foi inicializada a montagem de uma página para a internet. Esse site pretende mostrar a importância da Educação Ambiental e Social para o desenvolvimento de crianças e jovens. A princípio, o conteúdo apresentado no site de divulgação do projeto, envolve o histórico, depoimentos dos alunos que participaram anteriormente, a descrição de algumas atividades realizadas e galeria de fotos. O projeto apresentou respostas satisfatórias no que diz respeito à participação e aprendizagem dos alunos. Foi possível notar o interesse e envolvimento que os alunos têm em relação às atividades desenvolvidas e ao papel deles para ajudar no que diz respeito à sustentabilidade.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Meio ambiente, Educação

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09870