Fundamentos de biologia: para professores de ciências e biologia da rede pública de ensino

Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Cavazana, Thamires Priscila [UNESP]
Okumura, Marlice Hayumi Theles [UNESP]
Toro, Luan Felipe [UNESP]
Torres, Kelly Regina [UNESP]
Gonçalves, Alaíde [UNESP]
Cruz-Rizzolo, Roelf Justino [UNESP]
Okamoto, Ana Cláudia [UNESP]
Casatti, Cláudio Aparecido [UNESP]
Ervolino, Edilson [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O aprimoramento e a atualização dos professores das disciplinas de Ciências e de Biologia se fazem constantemente necessários, tendo em vista a rapidez com que as pesquisas avançam nestas áreas e o grande impacto que isso ocasiona na vida da população em geral. A escassez de tempo, imposta por extensas jornadas de trabalho, o acesso limitado a fontes atualizadas de informação e a fraca interação com a comunidade científica são fatores que dificultam o acesso destes professores as novas informações e ao aperfeiçoamento de suas habilidades. O principal propósito do presente projeto é o aprimoramento e a atualização dos professores das disciplinas de Ciências e de Biologia, pertencentes às Diretorias de Ensino de Araçatuba e de Birigui, acerca dos grandes temas das ciências biológicas e da saúde. Além disso, como complementação da proposta, para cada um dos assuntos abordados, os quais estão em consonância com o projeto político-pedagógico dos ensinos fundamental e médio, elaboramos material didático auxiliar, que trata-se de um conjunto de lâminas histológicas de diversos órgãos, os quais foram doados às escolas da região, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de tais disciplinas, através da inserção de aulas práticas de microscopia. Para tal propósito realizamos encontros bimestrais nas dependências do Campus de Araçatuba, onde estão sendo abordados os temas das ciências biológicas e da saúde, através de aulas teóricas e práticas laboratoriais, as quais estão sendo ministradas e monitoradas, respectivamente, pelos docentes e acadêmicos da UNESP envolvidos com o projeto. Os trabalhos estão em andamento desde abril de 2010, onde verificamos uma grande assiduidade, efetiva participação e elevado grau de interesse dos professores durante as reuniões. O diferencial do projeto está sendo a aliança entre as aulas teóricas e as aulas práticas, sendo que estas últimas, além de estarem sendo de extrema importância para sedimentar o conteúdo teórico, também estão sendo capazes de habilitar e familiarizar o professor com tal abordagem,a qual ele está sendo estimulado a desenvolver junto dos seus alunos em sala de aula.

Descrição

Palavras-chave

Biologia, Ciências, Saúde, Ensino

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09879