Promovendo o respeito à diversidade no cotidiano escolar: oficinar sobre sexualidade com adolescentes

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Data

2013

Autores

Gricio, Gabriele Tostes [UNESP]
Trentin, Álvaro [UNESP]
Brancaleoni, Ana Paula Leivar [UNESP]
Oliveira, Rosemary [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A escola, muitas vezes, acaba por disseminar uma visão dos assuntos referentes ao sexo e à sexualidade, como perigosos. Neste contexto, a orientação sexual é tida como uma medida utilizada para combater DSTs e gravidez precoce. Contudo os adolescentes e as crianças estão cada vez mais expostas a banalização do sexo, impedindo uma visão integral da vivência sexual por parte dos sujeitos. Diante disso, é necessário que a comunidade escolar compreenda a orientação sexual como emancipatória. O projeto de extensão SEJu - Sexualidade, Educação e Juventude, desenvolvido na FCAV, objetiva contribuir para o debate sobre as relações existentes entre sexualidade e juventude na escola, enfocando a visão dos jovens das escolas públicas de Jaboticabal, sobre temas relacionados à sexualidade. Métodos: Através de oficinas semanais que ocorrem no espaço escolar são criados espaços de subjetivação do conhecimento, através da discussão sobre conceitos, mitos e tabus acerca da sexualidade e de questões de gênero. Para que os universitários participantes realizem a intervenção proposta pelo projeto, semanalmente são supervisionados pelas professoras coordenadoras. As reuniões se configuram em espaço de estudo e reflexão teórica e ainda se discutem as metodologias e estratégias que foram utilizadas durante os encontros com os adolescentes e os resultados obtidos, bem como se definem os temas a serem trabalhados nos próximos encontros elaborando novas metodologias. Resultados e discussão: O trabalho desenvolvido com os grupos vêm favorecendo a reflexão e clarificação dos valores e preconceitos por parte dos jovens, no sentido de que adquiram uma posição menos assertiva sobre as questões afetivas, sexuais, sociais, culturais, emocionais e de diferenças de gênero. A construção dessas informações nas escolas é essencial. O jovem necessita muito mais do que falar sobre a sexualidade, eles precisam questionar, desenvolver a capacidade de tomar decisões, comunicá-las aos outros, lidar com os conflitos e defender as suas opiniões. Pode ser observado que os alunos do curso de Ciências Biológicas da FCAV-UNESP têm desenvolvido habilidades para discutir sexualidade junto aos adolescentes devido à passagem dos mesmos pelo projeto de extensão. Considerações finais: O Projeto vem atingindo os objetivos propostos, tanto no que se refere à formação dos universitários, quanto aos resultados atingidos junto aos grupos de adolescentes tornando o papel dos bolsistas fundamental. Vale ressaltar que o Projeto, em si, constitui-se um espaço formativo, em que o aluno vive integradamente o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com caráter de um espaço de construção contínua de conhecimento. É importante ainda dizer que a capacitação de novos universitários garante a continuidade do mesmo.

Descrição

Palavras-chave

Oficinas sobre sexualidade, Extensão universitária, Adolescência

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09755