Parceria universidade-escola: construção coletiva do projeto pedagógico e do site do centro de convivência infantil bagunça feliz

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Data

2013

Autores

Arroyo, Mariana Santini [UNESP]
Nono, Maevi Anabel [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A Educação Infantil, conforme LDB nº 9.394/96, é definida como primeira etapa da Educação Básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Toda escola de Educação Infantil deve, obrigatoriamente, elaborar sua proposta pedagógica (PP). Conforme Resolução CNE/CEB nº 5/2009, tal proposta deverá considerar que a criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Esse Projeto de Extensão se propõe a subsidiar as profissionais do Centro de Convivência Infantil do IBILCE/UNESP na elaboração e execução de sua PP. Objetivos: 1. articular atividades de ensino e pesquisa com as necessidades formativas das profissionais do CCI, 2. acompanhar as profissionais do CCI na avaliação e execução da PP da escola, 3. contribuir para a manutenção da página do CCI na internet por meio da qual é divulgada a PP para as comunidades interna e externa. Métodos: O Projeto de Extensão vem sendo desenvolvido em forma de ações voltadas para elaboração e execução da PP e para constante atualização da página da escola na internet. Desde 2009 estão sendo realizadas reuniões com toda equipe do CCI para estudo de concepções relativas à educação de crianças pequenas e da legislação sobre Educação Infantil. A partir de 2012, com apoio PROEX e FUNDUNESP, estão sendo realizadas reuniões mensais com a equipe da escola, seleção e indicação de material para estudo pelas profissionais, revisão do texto escrito da PP, auxílio para adequação da PP às determinações legais, acompanhamento do trabalho das professoras pelas bolsistas, reuniões para discussão sobre o conteúdo da página na internet e inclusões de conteúdos na página pelas bolsistas mediante solicitações da equipe do CCI. Resultados: As ações realizadas no âmbito desse Projeto têm garantido uma importante parceria entre universidade e escola de Educação Infantil. O texto da PP do CCI está finalizado e sua execução no dia a dia da escola está sempre em avaliação. A página do CCI já contém diversos conteúdos relativos às práticas ali desenvolvidas, servindo de espaço de divulgação do trabalho realizado para as famílias das crianças atendidas e para profissionais de outras creches e pré-escolas. As ações se articulam com disciplinas do curso de Pedagogia e com pesquisas realizadas pela coordenadora do Projeto, permitindo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsistas têm tido importantes experiências e aprendizagens para sua futura prática como profissionais de Educação Infantil.

Descrição

Palavras-chave

Professores-Formação, Gestores-Formação, Educação infantil

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10105