Projeto Alligare

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Data

2013

Autores

Petinari, Isabella Silvestre [UNESP]
Bernardi, Mariana Evangelista [UNESP]
Rodriguez, Tatiana [UNESP]
Silva, Bruno César [UNESP]
Fracalacci, Camila [UNESP]
Lino, Carolina [UNESP]
Soares, Jéssica [UNESP]
Rodrigues, Maria Eduarda Vetorazzo [UNESP]
Fonseca, Milena [UNESP]
Cavallari, Caroline [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Terceiro Setor da Orbe - Empresa Júnior de Relações Internacionais realiza o Projeto Alligare. Tal projeto busca, por meio da promoção de alianças entre os setores da sociedade, estimular a ação social empresarial e a disseminação do conhecimento necessário para a estruturação de ONGs, o que, consequentemente, tem o poder de desenvolver a sociedade como um todo. Dessa maneira, a junção do segundo setor (empresarial) com o terceiro setor (ONGs) formaria o setor dois e meio. Este abrigaria as melhores características de cada um, o planejamento e pensamento empresarial e a vontade e iniciativa inovadora, respectivamente. Ao participar desse projeto, as ONGs recebem capacitações dos membros da Orbe nas temáticas de planejamento estratégico, elaboração de projetos e inserção em redes, e, com isso, tem a oportunidade de adquirir conhecimento para se estruturar, além de se inserir em redes de contatos com empresas e outras ONGs, fazendo com que seus projetos atinjam cada vez mais pessoas e resultados cada mais favoráveis. Já as empresas que financiam o projeto podem vincular ao seu nome o Selo Aureus de Certificação de Ação Social, que está registrado no órgão competente INPI - Instituto de Propriedade Intelectual- e mostra à sociedade quais empresas atuam na área social, o que, hoje, é muito valorizado pelos clientes e a longo prazo agrega valor ao produto da empresa socialmente responsável. O diferencial do projeto está em apostar em um novo tipo de negócio: a responsabilidade social. Grandes empresas tem demonstrado a importância de parceria com ONGs, tanto para sua imagem quanto para seu desenvolvimento. Metodologia: O projeto divide-se em etapas. A primeira etapa é a capacitação dos membros da Orbe, na qual os membros estudam a responsabilidade social e estruturam conceitos que posteriormente serão ensinados aos funcionários das ONGs. O passo seguinte é fazer uma prospecção de ONGs na cidade (no caso, Franca -SP), apresentar o projeto e convidá-las a fazer parte dele. As ONGs que optam por participar do projeto entram em um portfólio que explica suas funções e ondem atuam. Depois de montar esse portfólio de ONGs interessadas no projeto, inicia-se a procura por empresas interessadas em financiar as capacitações. A Orbe é uma empresa sem fins lucrativos e, portanto, reverte todo o dinheiro obtido no próprio projeto, em palestras e cursos para seus membros e em materiais para a empresa. Dessa forma, com o investimento social privado que a empresa da cidade fornece, a Orbe pode não só arcar com os gastos do Projeto Alligare, como se desenvolver e investir no seu corpo de funcionários. Após conseguir o investimento social privado e fornecer o Selo Aureus de Ação Social, tem início a capacitação na ONG, previamente escolhida pela empresa a partir do portfólio fornecido. As oficinas duram aproximadamente 3 meses e focam no desenvolvimento das habilidades dos funcionários da ONG, para que estes possam geri-la da melhor forma possível, através do planejamento estratégico e captação de recursos. Resultados: O Projeto Alligare foi implantado ano passado, após 4 anos de pesquisa e estruturação, mas com um caráter de projeto piloto, ou seja, a empresa parceira não deu nenhum tipo de ajuda financeira, a Orbe teve que arcar com todos os gastos para poder ter uma experiência com o projeto e avaliar seus resultados. A ONG que recebeu a capacitação foi a APADA (Associação dos Pais e Amigos do Deficiente Auditivo). Durante três meses os membros da Orbe foram até a ONG e ministraram as oficinas. O que se pode observar foi uma melhora clara do entendimento dos funcionários em relação à temática e às práticas de gestão. Nessa organização em específico, as atividades eram muito centralizadas na figura da diretora e, a partir das capacitações eles perceberam a importância de delegar funções para não sobrecarregar uma pessoa e realizar um trabalho mais eficiente, perceberam a importância de planejar e delimitar bem as atividades, o que também não era realizado de forma satisfatória. Além de tomar conhecimento de outras formas de captação de recursos e a importância de ter um projeto bem redigido para contemplar os editais. Os próprios membros da Orbe também ganharam muito com essa experiência. Não só puderam colocar em prática todo o aprendizado teórico, como também puderam trocar conhecimentos, se desenvolver enquanto seres humanos e trabalhar na parte de oratória e didática. O próprio contato com os empresários e com os diretores das ONGs proporcionam experiências de convívio e negociação com pessoas muito diferentes. Considerações finais: O objetivo do Projeto Alligare é promover a união entre os setores da sociedade para que eles se ajudem mutuamente e para que o setor empresarial possa voltar sua atenção para a questão da responsabilidade social. Esse é um grande benefício do projeto, pois ajuda a construir e difundir esse conceito de responsabilidade social empresarial na cidade de Franca, que por ser uma cidade de porte médio, ainda não tem familiaridade com essa temática, dificultando a execução dos trabalhos da Orbe. Outro aspecto que vale a pena ser levantado é que o Projeto Alligare se preocupa em mostrar alternativas à ajudas meramente filantrópicas por parte das empresas, pois uma doação à uma ONG será sempre bem-vinda, porém, se a organização não souber administrar esse dinheiro, ou não tiver o conhecimento necessário para se planejar, a doação será pouco aproveitada. Sendo assim, o Alligare é um projeto que preza pela disseminação do conhecimento através das práticas de gestão. O projeto atualmente não recebe nem bolsa, nem auxílio financeiro.

Descrição

Palavras-chave

Responsabilidade social e empresarial, Aliança estratégica, Desenvolvimento, conjunto e gestão do terceiro setor

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09532

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